Está a ser desenvolvido neste Jardim de Infância o Plano Nacional de Leitura - www.planonacionaldeleitura.gov.pt - tendo já decorrido a “Semana da Leitura”, que contou com a participação activa de alguns pais e encarregados de educação.
Agora nova iniciativa se iniciou, pois os objectivos são não só incentivar o gosto pela leitura em contexto escolar, mas também no seio da família. Pretende-se sensibilizar as próprias crianças, pais e mães, avós e outros familiares para o conceito de que a primeira abordagem e aprendizagem de leitura é feita muito antes do reconhecimento das letras do alfabeto. Na verdade, ler com as crianças ajuda-as a gostarem de ler mesmo antes de o saberem fazer.
A actividade já proposta é então vocacionada para as famílias e visa promover a leitura em família, actividade que estimula a criação de espaços de partilha e cumplicidade, fortalecendo laços familiares e ajudando a construir uma relação mais forte, afectiva e comunicativa.
Intitula-se “Leitura em vai e vem” e, para tal, as famílias receberão em suas casas uma mochila (feita com materiais reciclados - telas de promoção dos espectáculos de várias salas de Lisboa - e costurada pela associação Ajuda de Mãe), contendo um livro. Procurem reservar alguns momentos para estar com a criança nesse dia e contar-lhe a história. Depois, deixem-na registar no “folheto ursinhos” de registo de leitura individual se gostou ou não. A criança deverá trazer tudo, no dia seguinte, de volta ao Jardim de Infância, onde partilhará com os colegas e educadora a experiência.
Desejamos com esta iniciativa:
- Promover o livro e a leitura como uma janela aberta para um mundo de possibilidades infinitas, onde a fantasia se alia ao prazer e à descoberta;
- Estimular a imaginação e a criatividade, associando o prazer de descobrir a leitura e o livro a um Contador de Histórias Familiar, que servirá de ligação natural entre a oralidade e a escrita, entre o ouvir da história e o ler do livro.
E por fim alguns pequenos conselhos aos pais…
Escolha um momento em que a criança não esteja ocupada e pergunte-lhe se quer que lhe leia uma história; Se ela não quiser, tente noutra altura, não force; Deixe a criança escolher o livro ajudando-a se necessitar; Procurem um sítio que seja confortável para os dois, de preferência sossegado para evitar que se distraia com interrupções; Sentem-se juntos, para que a criança possa observar as imagens e as palavras enquanto o vai lendo; Vá apontando o que está a ler, de modo a que se possa aperceber do movimento da leitura (de cima para baixo e da esquerda para a direita); Leia com expressão, pronunciando as palavras com clareza e fazendo pausas; Vá explicando alguma coisa que a criança não perceba ao longo do texto; Pergunte-lhe o que acha que vai acontecer a seguir; Se o livro for grande, não o leia todo de uma vez, divida-o em partes, como se fossem episódios; Quando acabar a leitura, converse com a criança acerca da história, das personagens que mais gostou, do que aconteceu, o que achou mais engraçado/interessante; Esteja atento aos sinais de cansaço/desinteresse pois, geralmente, as crianças pequenas têm dificuldade em se concentrarem durante mais do que 5/10 minutos.
Se a criança pedir conte-lhe mais histórias,
quantas mais contar melhor contará!!!
Ficam as palavras de Elias José, em "Caixa mágica de surpresa", das Edições Paulinas:
Um livro
É uma beleza
É uma caixa mágica
Só de surpresa.
♥♥♥
Um livro
Parece mudo,
Mas nele a gente
Descobre tudo.
♥♥♥
Um livro
Tem asas
Longas e leves
Que, de repente,
Levam a gente
Longe, longe...
♥♥♥
Um livro
É parque de diversões
Cheio de sonhos coloridos,
Cheio de doces sortidos,
Cheio de luzes e balões.
♥♥♥
Um livro
É uma floresta,
Com folhas e flores
E bichos e cores.
É mesmo uma festa,
Um baú de feiticeiro,
Um navio pirata no mar,
Um foguete perdido no ar,
É amigo e companheiro!
♥♥♥
Se não quiserem comprar um livro novo, podem sempre contar uma história nova:
Encontrem a história "No reino das letras felizes" de Lenira Almeida Heck, aqui mesmo.
Boas leituras!
Sem comentários:
Enviar um comentário