Sejam bem-vindos a esta nossa janela virtual com vista para a Sala do Arco-íris do Jardim de Cruzeiro.

Espreitem e verão aquilo que consideramos como o nosso Portfolio de Grupo, onde descrevemos e revelamos aquilo de mais significativo que fomos fazendo ao longo do tempo.

Sempre com muito prazer e empenho, pois somos 20 crianças de 5 e 6 anos, cheias de energia e vontade de descobrir coisas novas, na companhia da nossa educadora Juca, das duas estagiárias finalistas Patrícia e Filipa, da nossa animadora Amélia, da professora do ensino especial Céu e também da tarefeira Florinda. Mais tarde chegaram à nossa sala três estagiárias do 3º ano, a Cláudia, a Vânia e a Andreia.

Esperamos que gostem da nossa "companhia" e queiram conhecer a viagem que fizemos ao longo do ano lectivo 2008-2009.
Ocorreu um erro neste dispositivo

terça-feira, 22 de abril de 2008

"Leitura em vai e vem" - O Dia Mundial do Livro e o Plano Nacional de Leitura





Está a ser desenvolvido neste Jardim de Infância o Plano Nacional de Leitura - www.planonacionaldeleitura.gov.pt - tendo já decorrido a “Semana da Leitura”, que contou com a participação activa de alguns pais e encarregados de educação.

Agora nova iniciativa se iniciou, pois os objectivos são não só incentivar o gosto pela leitura em contexto escolar, mas também no seio da família. Pretende-se sensibilizar as próprias crianças, pais e mães, avós e outros familiares para o conceito de que a primeira abordagem e aprendizagem de leitura é feita muito antes do reconhecimento das letras do alfabeto. Na verdade, ler com as crianças ajuda-as a gostarem de ler mesmo antes de o saberem fazer.

A actividade já proposta é então vocacionada para as famílias e visa promover a leitura em família, actividade que estimula a criação de espaços de partilha e cumplicidade, fortalecendo laços familiares e ajudando a construir uma relação mais forte, afectiva e comunicativa.

Intitula-se “Leitura em vai e vem” e, para tal, as famílias receberão em suas casas uma mochila (feita com materiais reciclados - telas de promoção dos espectáculos de várias salas de Lisboa - e costurada pela associação Ajuda de Mãe), contendo um livro. Procurem reservar alguns momentos para estar com a criança nesse dia e contar-lhe a história. Depois, deixem-na registar no “folheto ursinhos” de registo de leitura individual se gostou ou não. A criança deverá trazer tudo, no dia seguinte, de volta ao Jardim de Infância, onde partilhará com os colegas e educadora a experiência.

Desejamos com esta iniciativa:

- Promover o livro e a leitura como uma janela aberta para um mundo de possibilidades infinitas, onde a fantasia se alia ao prazer e à descoberta;

- Estimular a imaginação e a criatividade, associando o prazer de descobrir a leitura e o livro a um Contador de Histórias Familiar, que servirá de ligação natural entre a oralidade e a escrita, entre o ouvir da história e o ler do livro.


E por fim alguns pequenos conselhos aos pais…

Escolha um momento em que a criança não esteja ocupada e pergunte-lhe se quer que lhe leia uma história; Se ela não quiser, tente noutra altura, não force; Deixe a criança escolher o livro ajudando-a se necessitar; Procurem um sítio que seja confortável para os dois, de preferência sossegado para evitar que se distraia com interrupções; Sentem-se juntos, para que a criança possa observar as imagens e as palavras enquanto o vai lendo; Vá apontando o que está a ler, de modo a que se possa aperceber do movimento da leitura (de cima para baixo e da esquerda para a direita); Leia com expressão, pronunciando as palavras com clareza e fazendo pausas; Vá explicando alguma coisa que a criança não perceba ao longo do texto; Pergunte-lhe o que acha que vai acontecer a seguir; Se o livro for grande, não o leia todo de uma vez, divida-o em partes, como se fossem episódios; Quando acabar a leitura, converse com a criança acerca da história, das personagens que mais gostou, do que aconteceu, o que achou mais engraçado/interessante; Esteja atento aos sinais de cansaço/desinteresse pois, geralmente, as crianças pequenas têm dificuldade em se concentrarem durante mais do que 5/10 minutos.

Se a criança pedir conte-lhe mais histórias,

quantas mais contar melhor contará!!!

Ficam as palavras de Elias José, em "Caixa mágica de surpresa", das Edições Paulinas:


Um livro

É uma beleza

É uma caixa mágica

Só de surpresa.

♥♥♥

Um livro

Parece mudo,

Mas nele a gente

Descobre tudo.

♥♥♥

Um livro

Tem asas

Longas e leves

Que, de repente,

Levam a gente

Longe, longe...

♥♥♥

Um livro

É parque de diversões

Cheio de sonhos coloridos,

Cheio de doces sortidos,

Cheio de luzes e balões.

♥♥♥

Um livro

É uma floresta,

Com folhas e flores

E bichos e cores.

É mesmo uma festa,

Um baú de feiticeiro,

Um navio pirata no mar,

Um foguete perdido no ar,

É amigo e companheiro!

♥♥♥

Amanhã, dia 23 de Abril, é o Dia Mundial do Livro... porque não aproveitar para oferecer um livro novo a uma criança? Aproveitem algumas sugestões ao fundo da página e contribuam para que, desde pequenina, desenvolva o gosto e o prazer de folhear um livro...
Se não quiserem comprar um livro novo, podem sempre contar uma história nova:
Encontrem a história "No reino das letras felizes" de Lenira Almeida Heck, aqui mesmo.
Boas leituras!


Sem comentários:

Uma janela para a matemática:

Uma janela para a matemática:

O Jogo da travessia do rio

O Jogo dos padrões 1

O Jogo dos padrões 1
(mais simples)

O Jogo dos padrões 2

O Jogo dos padrões 2
(mais difícil)

O Jogo do galo

O objectivo é colocar 3 em linha, seja na vertical, na horizontal ou na diagonal. E o mais engraçado é que "jogamos contra uma menina que está lá dentro do computador"!

Uma janela para a linguagem e literacia:

Uma janela para a linguagem e literacia:

Vejam aqui os livros virtuais!

Mais histórias no Pré Histórias!

Uma janela para pais:

Uma janela para pais:

Uma janela para os mais crescidos:

Uma janela para os mais crescidos:

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Blogue anti-cópia!