Sejam bem-vindos a esta nossa janela virtual com vista para a Sala do Arco-íris do Jardim de Cruzeiro.

Espreitem e verão aquilo que consideramos como o nosso Portfolio de Grupo, onde descrevemos e revelamos aquilo de mais significativo que fomos fazendo ao longo do tempo.

Sempre com muito prazer e empenho, pois somos 20 crianças de 5 e 6 anos, cheias de energia e vontade de descobrir coisas novas, na companhia da nossa educadora Juca, das duas estagiárias finalistas Patrícia e Filipa, da nossa animadora Amélia, da professora do ensino especial Céu e também da tarefeira Florinda. Mais tarde chegaram à nossa sala três estagiárias do 3º ano, a Cláudia, a Vânia e a Andreia.

Esperamos que gostem da nossa "companhia" e queiram conhecer a viagem que fizemos ao longo do ano lectivo 2008-2009.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Durante a semana que passou estivemos ocupados a "discutir" sobre a alimentação saudável. Sabem porquê?
Porque temos na nossa sala uma menina que faz uma alimentação diferente da nossa, pois não pode comer alguns alimentos, desde que tenham gordura ou açúcar. Por isso, ela tem uma alimentação especial em que come muitos legumes e frutas, bebe leite de soja, só come carnes brancas e os cozinhados são quase sempre cozidos ou grelhados. Também não pode comer sobremesas doces, ou guloseimas... a não ser em dias especiais. Mas quando é dia de festa ela faz uma excepção à dieta e come igualzinho a nós, por isso fica muito contente... Foi o que aconteceu na comemoração do Dia da Criança!
Então nós estivemos a descobrir porque é que esta alimentação diferente era melhor para ela e porque é que a nossa alimentação não lhe fazia tão bem. Conhecemos a roda dos alimentos e através dela ficamos a saber que, realmente, a M. faz uma alimentação muito mais saudável do que a nossa pois, como disseram os amigos:
- Não come de mais...
- Nem de menos !
- Come equilibrado, um bocadinho de cada coisa.
- Come mais dos alimentos que são mais saudáveis para ela...
- Come legumes e frutas que fazem muito bem!
Então, um dia resolvemos fazer uma receita.
E o que havia de ser?
As sugestões foram desde mousse de chocolate, bolos, gelatina... mas depois lembrámo-nos da M. e pensamos numa uma coisa que fosse saborosa mas saudável! Dentre as 3 opções mais escolhidas (mousse, gelatina e barrinhas de cereais) a votação deu o resultado final - barrinhas de cereais.
Ao ir às compras tivemos o cuidado de comprar cereais e chocolate sem açúcar, para a M., mas também cereais tipo corn flakes e chocolate normal, mais a manteiga (que era magra e com pouco sal). Depois foi só meter as mãos na massa, como se pode ver nas imagens.
Estavam uma delícia...
Ah, já agora se quiserem a receita, é só pedir que nós damos!

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá a todos!
Gostei imenso que tivessem falado sobre o tema da alimentação saudável, pois é um tema que eu gosto e que tenho de lidar com ele juntamente com a M.no nosso dia a dia. Claro que por vezes é um pouco complicado mas com um bocadinho de esforço vamos conseguindo.
Já agora gostava que me enviassem a receita das barritas de cereais no vai e vem.
Obrigado.
Sandra

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Olá Sandra, mãe da M.

Como pode ver já está disponível para todos os interessados a receita das barrinhas de cereais e chocolate.
Optamos por fazer isso em vez de enviá-la no vai-vem e, com a colaboração de uma amiguinha da M., fez-se o registo gráfico do que era necessário (a receita não indica quantidades, por isso podem fazer a gosto).
Agora pode repeti-la para a M. quantas vezes ela quiser...
Bom apetite e divirtam-se!

Uma janela para a matemática:

Uma janela para a matemática:

O Jogo da travessia do rio

O Jogo dos padrões 1

O Jogo dos padrões 1
(mais simples)

O Jogo dos padrões 2

O Jogo dos padrões 2
(mais difícil)

O Jogo do galo

O objectivo é colocar 3 em linha, seja na vertical, na horizontal ou na diagonal. E o mais engraçado é que "jogamos contra uma menina que está lá dentro do computador"!

Uma janela para a linguagem e literacia:

Uma janela para a linguagem e literacia:

Vejam aqui os livros virtuais!

Mais histórias no Pré Histórias!

Uma janela para pais:

Uma janela para pais:

Uma janela para os mais crescidos:

Uma janela para os mais crescidos:

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Blogue anti-cópia!