Sejam bem-vindos a esta nossa janela virtual com vista para a Sala do Arco-íris do Jardim de Cruzeiro.

Espreitem e verão aquilo que consideramos como o nosso Portfolio de Grupo, onde descrevemos e revelamos aquilo de mais significativo que fomos fazendo ao longo do tempo.

Sempre com muito prazer e empenho, pois somos 20 crianças de 5 e 6 anos, cheias de energia e vontade de descobrir coisas novas, na companhia da nossa educadora Juca, das duas estagiárias finalistas Patrícia e Filipa, da nossa animadora Amélia, da professora do ensino especial Céu e também da tarefeira Florinda. Mais tarde chegaram à nossa sala três estagiárias do 3º ano, a Cláudia, a Vânia e a Andreia.

Esperamos que gostem da nossa "companhia" e queiram conhecer a viagem que fizemos ao longo do ano lectivo 2008-2009.
Ocorreu um erro neste dispositivo

sábado, 28 de junho de 2008

Avaliar com os intervenientes no processo educativo: os pais

A avaliação é tida como uma componente essencial, entre outras, do processo pedagógico em que se consubstancia a intencionalidade educativa do educador e a consistência das experiências de aprendizagem da criança (Poster GEDEI, 2006).

Enquanto parte integrante do processo de gestão curricular, a avaliação encontra-se estreitamente relacionada com o Projecto Curricular desenvolvido pelo profissional de educação de infância, tanto ao nível dos conteúdos, como dos métodos utilizados.

No entanto, a avaliação não pode ser reduzida à sua dimensão curricular pois, num processo de desenvolvimento profissional, a reflexão e a avaliação sobre a própria prática são essenciais, na medida em que possibilitam uma reformulação crítica que contribui para a melhoria da qualidade da prática pedagógica com as crianças.

Assim, a implementação de mecanismos de auto-avaliação e de avaliação participada pelos vários intervenientes no processo educativo, é assumida como componente essencial na formação de profissionais reflexivos.

Porque é necessário avaliar o trabalho realizado e porque essa avaliação deve ser um trabalho colectivo, desenvolvido pelos diversos elementos envolvidos (educadora, crianças, pais, comunidade educativa), aqui fica o resultado de um levantamento realizado no final deste ano escolar.

Durante o mês de Junho de 2008 foram distribuídos dezanove questionários aos pais e encarregados de educação das crianças que frequentam esta “Sala dos Grandes”.


O principal objectivo era conhecer a sua opinião face à metodologia utilizada na comunicação com as famílias, nomeadamente através da avaliação das diversas estratégias utilizadas neste âmbito ao longo do ano lectivo que agora termina, bem como recolher contributos que pudessem concorrer para a sua melhoria.

Dos dezanove inquéritos distribuídos, foram devolvidos, devidamente preenchidos, dezasseis. O tratamento dos dados que se apresenta ao fundo da página baseou-se nessa amostra. Desde já se agradece a colaboração de todos aqueles que preencheram o referido questionário.

A Educadora de Infância.

7 comentários:

janelajardim disse...

Olá Juca, parabéns pelo profissionalismo e rigor com com efectuaste o teu levantamento. Assim é que deve ser! De facto, avaliar e reflectir sobre as nossas práticas é condição necessária e indispensavel para caminharmos no sentido de mais e melhor sucesso educativo. Envolveste e muito bem os intervenientes mais directos! Fiquei apenas curiosa, os encarregados de educação (15), têm todos internet em casa, ou têm acesso ao blogue no teu Iardim de Infância?
Faço esta pergunta, pois no meu caso, os EE, gradualmente e à medida que foram percebendo as virtualidades desta ferramenta, foram adquirindo Internet; outros recorriam a familiares e vizinhos; outros ainda recorriam à escola. Contudo, e apesar da minha disponibilidade ainda não consegui captá-los a 100% como desejaria e já lá vão dois anos!
Uma vez mais parabéns!

Educadora de Infância disse...

Olá Ádila e meninos de Rio Covo,
obrigada pelo vosso comentário. Quanto à dúvida que colocaste Ádila, inicialmente apenas uma pequena parte dos agregados familiares dispunham de computador e ainda menos eram aqueles que possuiam ligação à internet (pelos dados obtidos no início do ano escolar).
No entanto, tenho vindo a aperceber-me, através das próprias crianças, que essa situação está a evoluir bastante, também a pedido delas próprias (o Natal contribuiu também para o acréscimo de computadores) e, actualmente, apenas cinco crianças (num total de 20 elementos do grupo)não dispõem ainda dessa possibilidade, o que já é muito bom!
No entanto, dessas, apenas um agregado familiar revelou nem sequer conhecer o blogue, sendo que, dos restantes,três não devolveram o questionário e os outros dois já conseguíram consultá-lo por outros meios - no trabalho ou em casa de familiares.
A apreciação positiva global que fazem desta curta experiência (iniciada apenas no 3º período) estou certa de que incentivará um aumento dos investimentos familiares nas novas tecnologias.
Tem sido um projecto muito aliciante, embora muito "novo" - e, por isso, muito desconhecido - para mim, pelo que requer muito tempo, muito investimento, muita aprendizagem da minha parte e torna-se, também por isso, muito mais desafiante.
A vossa janela, alicerçada numa experiência bem mais evoluída e consistente, tem sido um bom apoio para mim nesta aventura, por isso desde já agradeço e retribuo os parabéns a quem procura, com rigor e profissionalismo, levar para a frente este desafio que é ser educador de infância nos tempos de hoje.

nflag disse...

Boa noite!

Parabens pelo blog;) e obrigado pela partilha
Bom trabalho!

Rute disse...

Olá Juca

Obrigada pela visita ao jardim das cores e pelo seu comentário. Já nos temos cruzado noutros espaços mas ainda não conhecia o seu blog. É um prazer conhecer um pouco do trabalho que desenvolve com as crianças e famílias.
Espero cá voltar e que continuemos a encontrarmo-nos pelos sítios do costume (apesar de eu andar mais afastada do que aquilo que desejaria...).

beijinhos

Educadora de Infância disse...

Olá Rute,

Obrigada pelas simpáticas palavras.
Vamo-nos encontrando por aqui, nos nossos "jardins virtuais" ou mesmo na @rcacomum...
Bom final de ano e até breve!

Bjs, Juca

terezavicente disse...

olá amiga..
fiquei surpresa que o ano letivo de vocês termina agora em julho.
o nosso daqui do Brasil termina em dezembro..
seu blog está LINDO parabéns eu adoro todas vocês parece que já as conheço a muito tempo!!
meu maior sonho é conhecer o seu país
mts bjussss

Educadora de Infância disse...

Obrigada Tereza, pelo comentário tão simpático.
É verdade, nós entramos de férias agora e bem precisamos, pois o ano lectivo foi intenso, principalmente após a criação do blogue, que me dá muito prazer, mas também muito trabalho!
Então gostavas de conhecer Portugal?Eu também não me importava nada de ir até ai, ao Brasil...
Quem sabe se um dia...
Continuação de bom trabalho (se um blogue dá o que fazer, imagino três!)
Bjs, Juca

Uma janela para a matemática:

Uma janela para a matemática:

O Jogo da travessia do rio

O Jogo dos padrões 1

O Jogo dos padrões 1
(mais simples)

O Jogo dos padrões 2

O Jogo dos padrões 2
(mais difícil)

O Jogo do galo

O objectivo é colocar 3 em linha, seja na vertical, na horizontal ou na diagonal. E o mais engraçado é que "jogamos contra uma menina que está lá dentro do computador"!

Uma janela para a linguagem e literacia:

Uma janela para a linguagem e literacia:

Vejam aqui os livros virtuais!

Mais histórias no Pré Histórias!

Uma janela para pais:

Uma janela para pais:

Uma janela para os mais crescidos:

Uma janela para os mais crescidos:

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Blogue anti-cópia!