Olá a todos, especialmente aos amiguinhos da Sala Azul do Jardim de Infância Vasco da Gama, que nos colocaram uma questão, à qual temos todo o gosto em responder:
Tal como vocês, nós também temos na nossa sala imensas tarefas para fazer, a maior parte delas diariamente; por isso tivemos que escolher um método para o fazer de forma simples e prática, pois estar todos os dias com "pim, pão, pum, cada bola mata um..." era um bocadinho demorado e até já se tornava aborrecido, apesar de termos alternado de lengalengas...
Ora vejam então quais são as nossas tarefas:
- De manhã é necessário contar os meninos;
- Depois da reunião de grande grupo, há que distribuir as mochilas;
- De seguida, no final do tempo de brincar e trabalhar, é hora de arrumar e por isso há que avisar toda a gente, o que fazemos através do toque musical do nosso relógio despertador, o qual é entregue a um responsável, que com ele vai pela sala para que todos ouçam;
- Temos ainda o Sr. Polícia... é verdade, é ele que vai verificar se tudo está arrumado como deve ser, cada coisa no seu lugar, senão vai chamar à responsabilidade quem não arrumou como devia;
- Logo depois alguém tem que verificar se as torneiras da casa de banho (que fica dentro da sala) estão devidamente fechadas, pois não se deve desperdiçar água;
- Então é altura de chamar os colegas para a fila, ou o "comboio", que nos vai levar até à cantina para almoçar;
- Já no recreio, temos de distribuir e recolher os bonés que nos protegem do sol;
- Existe ainda um responsável diário pela distribuição do leite escolar;
- Outro tem que colocar diariamente os pacotes de leite devidamente espalmados no ecoponto amarelo;
- E, finalmente(!) quando é necessário, temos um responsável por distribuir os "Vai-vens", que são o nosso veículo ultra-rápido de comunicação entre a escola e as nossas famílias!
Então criamos este "Quadro de Tarefas" que podem ver na imagem, no qual todos os dias retiramos os cartões do dia anterior e colocamos os desse dia, por ordem sequencial.
Costumamos colocar um X à frente da imagem de alguma tarefa que não se faz nesse dia (por exemplo, distribuir os bonés se não está sol, ou os "Vai-vens" se não há recados).
Costumamos colocar um X à frente da imagem de alguma tarefa que não se faz nesse dia (por exemplo, distribuir os bonés se não está sol, ou os "Vai-vens" se não há recados).
Logo pela manhã, cada um de nós tem de estar com muita atenção e ir escolher a tarefa que pretende desempenhar, quando o seu cartão aparece na mão da educadora, senão... bom, se houver distracção, pode não haver tarefa e nós gostamos tanto de as fazer que estamos sempre de olhinhos bem abertos!
Mas de certeza que não vamos ficar por aqui, pois quase todos os dias aparecem novas ideias para novas tarefas... por este andar, qualquer dia temos que arranjar um quadro maior!
Então, perceberam como tudo funciona? Não é complicado, pois não?
Então deixem-nos um comentário, para conhecermos as vossas opiniões.
Ficamos à espera!
Mas de certeza que não vamos ficar por aqui, pois quase todos os dias aparecem novas ideias para novas tarefas... por este andar, qualquer dia temos que arranjar um quadro maior!
Então, perceberam como tudo funciona? Não é complicado, pois não?
Então deixem-nos um comentário, para conhecermos as vossas opiniões.
Ficamos à espera!
6 comentários:
Olá:
Que resposta tão rápida e solicita.Obrigada do fundo do coração.
Podiam tirar-me só umas duvidas?
Há responsabilidades para todos? Não correm o risco de terem sempre os mesmos a mesma responsabilidade, uma vez que é por sorteio?
Nós somos vinte e gostamos todos de fazer as mesmas tarefas. É por isso que o mapa tem que ser bem pensado.
OBRIGADA PELA VOSSA PRECIOSA AJUDA
Beijinhos
Olá
Nunca fiz um quadro de tarefas mas achei o vosso muito sugestivo. Nós costumamos fazer o sorteio diário do ajudante do dia o qual realiza algumas das tarefas que tu descreves.Digamos que é uma versão mais simples e todos têm oportunidade de ser sorteados.
Bom trabalho,
Paula Cerveira
Gostei muito do vosso quadro.
Trabalha-se mesmo a sério no JI do cruzeiro.
As nossas tarefas ainda são pouquechinhas, mas fazêmo-las com muito gosto.
Bom trabalho para vós.
Luz e meninos.
Obrigada pelos vossos comentários e, já agora um esclarecimento:
Para já ainda não temos tarefas diárias para toas as vinte crianças desempenharem, mas elas irão aumentando durante o ano, conforme as necessidades.
Todas as crianças fazem as tarefas da sala de forma sequencial e sem sorteio, ou seja, temos uma caixinha com os cartões individuais de cada uma(com nome e foto) colocados por ordem e essa ordem é respeitada, rodando por todos os elementos do grupo, sendo que cada um escolherá a tarefa que prefere (umas vezes escolhe uma e outras vezes outra)
Claro que há tarefas que todos gostam de desempenhar "sempre", mas este quadro ajuda-os a alternar de tarefa, a fazer uma segunda escolha,na medida em que, se a preferida já estiver ocupada desta vez, terão de desempenhar outra.
Por vezes é assim que os mais pequenos descobrem tarefas que nunca experimentaram e acabam por gostar... hoje aconteceu isso com uma menino que nunca tinha sido o "polícia" (pois pensava que dava muito trabalho ver a sala toda e chamar quem não tinha arrumado em condições) e adorou!
Esperamos ter esclarecido as vossas dúvidas... beijinhos do Jardim de Cruzeiro!
Olá,
Já agora...e para os "baldas"? Há consequências por não desempenharem as suas obrigações? Como é que se processa a "avaliação do desempenho"? :)
Olá Albertina,
Não chamaria propriamente "baldas" às crianças que se distraem e não vêem o seu cartão sair da caixa para a mão da educadora (onde fica algum tempo para ser visto à vontade,sem ninguém dizer nada...) e assim vir escolher a sua tarefa, colocando-o no quadro...
No entanto, esta é uma experiência que tem resultado muito bem, pois a hora da "reunião do grupo" - na qual decorre também o tempo para a distribuição das tarefas - é por todos considerada um "tempo de estar com atenção" e, por isso, a distracção é "penalizada" com a impossibilidade de fazer tarefas nesse dia, pois "se não pôs o cartão, não pode fazer!"
Não há mais nenhuma consequência para a criança, além do facto de ter de esperar para o dia seguinte, para ver se chega novamente a vez do seu cartão sair da caixa e, aí então, escolher a sua tarefa.E essa é penalização suficiente, pois todos adoram fazer as diversas tarefas e é certo que, na próxima vez, os olhinhos estarão bem abertos!
Como vês, a "avaliação do desempenho" tem uma base participativa e democrática, pois tudo isto é negociado e decidido com e pelas crianças, por isso encarado sem "traumas", com toda a naturalidade e mesmo já com algum sentido de justiça.
Enviar um comentário