Sejam bem-vindos a esta nossa janela virtual com vista para a Sala do Arco-íris do Jardim de Cruzeiro.

Espreitem e verão aquilo que consideramos como o nosso Portfolio de Grupo, onde descrevemos e revelamos aquilo de mais significativo que fomos fazendo ao longo do tempo.

Sempre com muito prazer e empenho, pois somos 20 crianças de 5 e 6 anos, cheias de energia e vontade de descobrir coisas novas, na companhia da nossa educadora Juca, das duas estagiárias finalistas Patrícia e Filipa, da nossa animadora Amélia, da professora do ensino especial Céu e também da tarefeira Florinda. Mais tarde chegaram à nossa sala três estagiárias do 3º ano, a Cláudia, a Vânia e a Andreia.

Esperamos que gostem da nossa "companhia" e queiram conhecer a viagem que fizemos ao longo do ano lectivo 2008-2009.
Ocorreu um erro neste dispositivo

domingo, 19 de outubro de 2008

Também "matematicamos"...

É verdade, também nos dedicamos um pouco mais à matemática durante estes dias.

E estivemos a "matematicar" de várias maneiras...

Se quiserem conhecê-las, espreitem aqui este registo, com fotografias e comentários sobre como se trabalha a matemática em situações do dia-a-dia no jardim de infância.


Também o computador pode ser nosso aliado na aquisição de competências matemáticas. Foi o que fizemos com o "jogo dos beijinhos", que pedimos emprestado à Educadora Ádila e nossos amiguinhos dajaneladomeujardim e que colocamos na "janela dos jogos" aqui no nosso blogue.

Contamos os beijinhos que conseguimos dar e assim, a brincar, para além de nos tornarmos mais amigos, também aprendemos a sequência numérica até ... onde quisermos!



Estás a ver, professora, fiz 20 pontos, 20 como os meninos da nossa sala! descobriu a Mariana

Assim começamos a reconhecer e a nomear os algarismos e até a somar os pontos que conseguimos obter: Quem terá mais? Quem terá menos?

E os jogos que temos na área dos jogos calmos também servem para trabalharmos a nossa cabecinha, fazendo exercício mental... tal como a Margarida, que esteve a sequenciar os algarismos de um puzzle, de 0 até 9...

A sequência estava correcta, começava no número 0 e ia até ao número 9.
Só tinha um "pequeno problema", a Margarida tinha-a iniciado da direita para a esquerda, ao contrário do sentido da leitura!
Mas depressa se apercebeu do erro e começou a corrigi-lo, montando de novo a sequência, mas desta vez começando no mesmo lado por onde se começa a escrever, o esquerdo! Assim ficou muito melhor...


Como vêem, é mesmo de pequenino que se aprende a gostar de matemática!

Até já pensamos em criar uma "Janela da Matemática"... o que acham?

Dêem-nos a conhecer a vossa opinião, se estiverem de acordo, ficará para um destes dias...


Sem comentários:

Uma janela para a matemática:

Uma janela para a matemática:

O Jogo da travessia do rio

O Jogo dos padrões 1

O Jogo dos padrões 1
(mais simples)

O Jogo dos padrões 2

O Jogo dos padrões 2
(mais difícil)

O Jogo do galo

O objectivo é colocar 3 em linha, seja na vertical, na horizontal ou na diagonal. E o mais engraçado é que "jogamos contra uma menina que está lá dentro do computador"!

Uma janela para a linguagem e literacia:

Uma janela para a linguagem e literacia:

Vejam aqui os livros virtuais!

Mais histórias no Pré Histórias!

Uma janela para pais:

Uma janela para pais:

Uma janela para os mais crescidos:

Uma janela para os mais crescidos:

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Blogue anti-cópia!