É verdade, também nos dedicamos um pouco mais à matemática durante estes dias.
E estivemos a "matematicar" de várias maneiras...
Se quiserem conhecê-las, espreitem aqui este registo, com fotografias e comentários sobre como se trabalha a matemática em situações do dia-a-dia no jardim de infância.
Também o computador pode ser nosso aliado na aquisição de competências matemáticas. Foi o que fizemos com o "jogo dos beijinhos", que pedimos emprestado à Educadora Ádila e nossos amiguinhos dajaneladomeujardim e que colocamos na "janela dos jogos" aqui no nosso blogue.
Contamos os beijinhos que conseguimos dar e assim, a brincar, para além de nos tornarmos mais amigos, também aprendemos a sequência numérica até ... onde quisermos!
Assim começamos a reconhecer e a nomear os algarismos e até a somar os pontos que conseguimos obter: Quem terá mais? Quem terá menos?
E os jogos que temos na área dos jogos calmos também servem para trabalharmos a nossa cabecinha, fazendo exercício mental... tal como a Margarida, que esteve a sequenciar os algarismos de um puzzle, de 0 até 9...
A sequência estava correcta, começava no número 0 e ia até ao número 9.
Só tinha um "pequeno problema", a Margarida tinha-a iniciado da direita para a esquerda, ao contrário do sentido da leitura!
Mas depressa se apercebeu do erro e começou a corrigi-lo, montando de novo a sequência, mas desta vez começando no mesmo lado por onde se começa a escrever, o esquerdo! Assim ficou muito melhor...
Como vêem, é mesmo de pequenino que se aprende a gostar de matemática!
Até já pensamos em criar uma "Janela da Matemática"... o que acham?
Dêem-nos a conhecer a vossa opinião, se estiverem de acordo, ficará para um destes dias...
E estivemos a "matematicar" de várias maneiras...
Se quiserem conhecê-las, espreitem aqui este registo, com fotografias e comentários sobre como se trabalha a matemática em situações do dia-a-dia no jardim de infância.
Também o computador pode ser nosso aliado na aquisição de competências matemáticas. Foi o que fizemos com o "jogo dos beijinhos", que pedimos emprestado à Educadora Ádila e nossos amiguinhos dajaneladomeujardim e que colocamos na "janela dos jogos" aqui no nosso blogue.
Contamos os beijinhos que conseguimos dar e assim, a brincar, para além de nos tornarmos mais amigos, também aprendemos a sequência numérica até ... onde quisermos!
Estás a ver, professora, fiz 20 pontos, 20 como os meninos da nossa sala! descobriu a Mariana
Assim começamos a reconhecer e a nomear os algarismos e até a somar os pontos que conseguimos obter: Quem terá mais? Quem terá menos?
E os jogos que temos na área dos jogos calmos também servem para trabalharmos a nossa cabecinha, fazendo exercício mental... tal como a Margarida, que esteve a sequenciar os algarismos de um puzzle, de 0 até 9...
A sequência estava correcta, começava no número 0 e ia até ao número 9.
Só tinha um "pequeno problema", a Margarida tinha-a iniciado da direita para a esquerda, ao contrário do sentido da leitura!
Mas depressa se apercebeu do erro e começou a corrigi-lo, montando de novo a sequência, mas desta vez começando no mesmo lado por onde se começa a escrever, o esquerdo! Assim ficou muito melhor...
Como vêem, é mesmo de pequenino que se aprende a gostar de matemática!
Até já pensamos em criar uma "Janela da Matemática"... o que acham?
Dêem-nos a conhecer a vossa opinião, se estiverem de acordo, ficará para um destes dias...
Sem comentários:
Enviar um comentário