Sejam bem-vindos a esta nossa janela virtual com vista para a Sala do Arco-íris do Jardim de Cruzeiro.

Espreitem e verão aquilo que consideramos como o nosso Portfolio de Grupo, onde descrevemos e revelamos aquilo de mais significativo que fomos fazendo ao longo do tempo.

Sempre com muito prazer e empenho, pois somos 20 crianças de 5 e 6 anos, cheias de energia e vontade de descobrir coisas novas, na companhia da nossa educadora Juca, das duas estagiárias finalistas Patrícia e Filipa, da nossa animadora Amélia, da professora do ensino especial Céu e também da tarefeira Florinda. Mais tarde chegaram à nossa sala três estagiárias do 3º ano, a Cláudia, a Vânia e a Andreia.

Esperamos que gostem da nossa "companhia" e queiram conhecer a viagem que fizemos ao longo do ano lectivo 2008-2009.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

"Brainstorming" - O Natal

Hoje estivemos a fazer uma coisa diferente...

Já há alguns dias que andamos entusiasmados com essa época especial do ano que está quase a chegar: o Natal!

Então, pusemos o nosso "cérebro numa tempestade" (tradução livre de brainstorming) pensando no que nos vem à cabeça quando ouvimos a palavra Natal. Mas tivemos que guardar a ideia na cabecinha, esperando a nossa vez de falar...

Depois a nossa educadora foi registando todas as palavras ditas, algumas repetidas, outras novas, até se esgotar toda a imaginação... o resultado está a seguir, nessa "nuvem de palavras" que aí podem encontrar.



Mas não vamos ficar por aqui; hoje já não houve tempo mas ainda tencionamos registar e ilustrar as palavras que cada um descobriu relacionadas com o Natal.

Também podemos comparar as palavras, descobrindo:

- as que são maiores (têm mais letras) e menores (têm menos letras);

- se há palavras que começam pelas mesmas letras;


- ou se terminam da mesma maneira, pois nesse caso rimam;

Tantas descobertas ainda por fazer em torno desta pequena actividade!
Por isso é hora de despedida, temos muito o que fazer...

Depois daremos novidades!

13 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
M. Jesus Sousa (Juca) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luz disse...

Juca e meninos,
Parabéns pela actividade e pela "mente brilhante"...
Felizmente que há mais do que uma "mente brilhante". Brilhantes e corajosas, pois conseguem pôr em prática tudo aquilo que pretendem fazer.
Não te preocupes Juca, velhos do restelo sempre houve e sempre haverá.
Talvez o nosso anónimo não saiba que as comunidades existem precisamente para partilhar e, com esta partilha,ajudar a crescer todos os seus membros.
E, sr. anónimo, caso não saiba, é muito feio julgar e ainda é pior criticar sem saber todos os factos.
Cresça, sr anónimo, e deixe trabalhar quem bem trabalha. E não se preocupe, que a criadora da janela do meu jardim é uma pessoa inteira e bem formada. Não precisa de anónimos para defender o seu trabalho. É suficientemente mulher para dizer directamente à Juca aquilo que não lhe agradar.
deixe de semear a discordia, sr anónimo, isso só lhe fica mal a si!
Luz

Luz disse...

Ah.
Já me esquecia...
Mesmo sem a ferramenta que vocês falam, vou experimentar a actividade com os meninos da Brandoa. Depois logo conto como correu....

Anónimo disse...

Os malandrecos ainda não tiveram tempo para vir espreitar o vosso jardim, mas vão gostar imenso como eu gostei.
Quero dar os parabéns a todas as meninas e meninos e à Colega Educadora.
Já agora colega, por gostar muito dessa nova ferramenta, será que também eu a poderei usar um dia desses?
Beijinhos
Educadora dos Malandrecos.

Unknown disse...

Olá meninos...

Brainstorming! Que palavra difícil!(pensaram vocês)
Mas foi giro por o nosso "cérebro numa tempestade" não foi? Temos de repetir...

Beijinhos
Filipa e Patrícia

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Olá Malandrecos!

Obrigada pela vossa visita... parece que arranjamos uns amiguinhos novos! Gostávamos muito de conhecer-vos melhor: de onde são, por exemplo. É que nós temos um mapa de Portugal na sala, com um sinalizador nos locais onde temos amigos virtuais e era giro adicionar-vos lá também!

Quanto à ferramenta Wordle (que, como viram, levantou alguma polémica) sendo, por definição, uma "ferramenta colaborativa da web 2.0", não deverá ser utilizada apenas por uma pessoa, não vos parece?

Afinal a riqueza desta interacção virtual é, precisamente, a partilha que proporciona, plena de aprendizagens e conquistas que todos podemos fazer, cada um (ou cada grupo) à sua maneira.
Viva a democracia!

Beijinhos para todos dos meninos da Sala do Arco-íris

Alda disse...

Olá meninos do Jardim de cruzeiro. Dei por mim a perguntar se já procuraram no vosso mapa, Santa Cruz da Lagoa em São Miguel, do lado sul da ilha???
Juca, há comentários, que nem merecem comentários, mas afinal quem é que está mal? alguém se esconde atrás da palavra anónimo, ou quem dá a cara pelo trabalho que faz.
Continua o bom trabalho.
Beijinhos

Anónimo disse...

Nós somos os Malandrecos, de uma aldeia do concelho de Vila Real.
O vosso blogue está muito giro: Bea;
o que vocês têm na sala? Sandro;
Eu gosto muito da minha escolinha Rafael;
Os vossos trabalhos são lindos: Marg;
Como fizeram o trabalho da "TEMPESTADE CEREBRAL"? Ficou muito giro. o nosso cérebro às vezes também fica numa tempestade.
Beijinhos dos malandrecos e da Isabel e parabéns.

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Olá Alda e meninos dos Açores,

Têm toda a razão, as nossas desculpas, vocês claro que também fazem parte do nosso grupo de amigos virtuais, cada vez maior!

O único problema é que o nosso mapa de Portugal tem um erro: não aparecem as ilhas portuguesas Açores e Madeira, por isso ainda não pudemos ver o local onde vocês vivem; claro que temos que resolver isso e será em breve, está prometido!

Obrigada pela vossa visita e pela simpática mensagem.Continuaremos a encontrar-nos aqui e no "miminhos e carinhos".

Bom trabalho!

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Olá Malandrecos... então hoje vieram visitar-nos?

Que engraçado, hoje como foi dia de ver o correio, nós também abrimos as mensagens e depois demos uma espreitadela ao vosso blogue;achamos muito engraçado o vosso nome; Até comentamos:
- Devem fazer malandrices - disse a Vânia.
- Pois devem, devem - disseram os outros.

Depois vimos a vossa sala e algumas das actividades que vocês têm feito e olhem que não são poucas, vocês trabalham muito!

Que bom que nos disseram de onde são, assim já podemos sinalizar no mapa os amiguinhos de Vila Real...

Quanto à vossa pergunta, o que nós temos na sala deve ser mais ou menos o que vocês têm também: jogos, brinquedos, materiais para explorar e trabalhar, muita amizade, alegria e vontade de aprender!

A tempestade cerebral (boa tradução) foi feita assim: demos o mote, que era a palavra Natal e cada um pensou na primeira palavra que lhe veio à cabeça; fomos registando todas as palavras e depois escrevêmo-las no computador e recortámo-las. De seguida cada um escreveu com a sua letra e ilustrou com desenho; depois fizemos a nossa "nuvem" em torno da palavra Natal! Para colocar no blogue recorremos ao wordle, uma ferramenta colaborativa da web 2.0, que deu um efeito gráfico muito interessante. Espreitem em:http://www.wordle.net/ e criem as vossas próprias nuvens!

Beijinhos e até breve!

Anónimo disse...

Por força das circunstâncias vejo-me na obrigação de tomar uma posição. É também minha intenção não ter que voltar a falar deste tipo de assuntos aqui, ou em qualquer outro espaço.

Devo desde já esclarecer que teria optado por retirar este comentário anónimo, porque de facto, o anonimato não tem rosto, não é imputável. Aliás, nem deveria tão pouco ser motivo de qualquer discórdia entre as pessoas que visitam, que comentam e que partilham o melhor que sabem.
Por isso, reafirmo convictamente que estamos a dar demasiado relevo e importância a um comentário anónimo, quando podem (devem) estar subjacentes razões que eu desconheço e não quero mesmo saber - como nunca sabemos quem está do “outro lado”, este tipo de situações podem servir para alimentar mais intrigas e ser motivo de diversão.
Da minha parte fica definitivamente encerrada esta questão e desejo que todos os habitantes da blogosfera nos presenteiem com a força da sua inovação e com o profissionalismo do seu trabalho, como tão bem o sabes fazer.
Beijinhos,

Ádila

As Pequenas Flores Azuis disse...

Boa Ádila!

Quem não tem coragem de se identificar merece é desprezo.

Uma janela para a matemática:

Uma janela para a matemática:

O Jogo da travessia do rio

O Jogo dos padrões 1

O Jogo dos padrões 1
(mais simples)

O Jogo dos padrões 2

O Jogo dos padrões 2
(mais difícil)

O Jogo do galo

O objectivo é colocar 3 em linha, seja na vertical, na horizontal ou na diagonal. E o mais engraçado é que "jogamos contra uma menina que está lá dentro do computador"!

Uma janela para a linguagem e literacia:

Uma janela para a linguagem e literacia:

Vejam aqui os livros virtuais!

Mais histórias no Pré Histórias!

Uma janela para pais:

Uma janela para pais:

Uma janela para os mais crescidos:

Uma janela para os mais crescidos:

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Blogue anti-cópia!