Sejam bem-vindos a esta nossa janela virtual com vista para a Sala do Arco-íris do Jardim de Cruzeiro.

Espreitem e verão aquilo que consideramos como o nosso Portfolio de Grupo, onde descrevemos e revelamos aquilo de mais significativo que fomos fazendo ao longo do tempo.

Sempre com muito prazer e empenho, pois somos 20 crianças de 5 e 6 anos, cheias de energia e vontade de descobrir coisas novas, na companhia da nossa educadora Juca, das duas estagiárias finalistas Patrícia e Filipa, da nossa animadora Amélia, da professora do ensino especial Céu e também da tarefeira Florinda. Mais tarde chegaram à nossa sala três estagiárias do 3º ano, a Cláudia, a Vânia e a Andreia.

Esperamos que gostem da nossa "companhia" e queiram conhecer a viagem que fizemos ao longo do ano lectivo 2008-2009.

domingo, 2 de novembro de 2008

Estávamos cheios de saudades! (e eles também...)

Por isso fomos visitar os nossos amigos do ano anterior, que agora estão na sala do 1º ano com o Professor Pedro. Aproveitamos a deslocação à EB1, para visitar a biblioteca e demos um saltinho à sala ao lado, onde estão os meninos que eram da nossa sala... entre vogais, consoantes, ditongos e tritongos!

E... foi uma festa!
Beijinhos, abraços, saudades, conversas...


Alguns até se sentaram nos lugares dos amigos para experimentar qual era a sensação!

Outros ouviram atentamente o que os colegas lhes contavam sobre estes dois meses de experiência na "escola dos grandes":


Enquanto isso, outros aproveitavam para pôr a conversa em dia com a educadora:


- Olha professora, vocês quantos intervalos têm?
- Só um, na hora do almoço...
- Olha nós, sabes, temos quatro!
- Pois, quatro intervalos, já viste?

- Ena, tanto intervalo, fartais-vos de brincar lá f
ora!
- Pois é, é fixe!

E viram os seus cadernos, com muita atenção e pensando, bem lá no fundo, como vai ser daqui a alguns meses...

- Sabes professora, estou "tramada"!
- Então porquê?

- A minha mãe disse-me que, quando andava na escola, nunca deixou uma matéria ficar para trás!
- E isso é bom... porque estás preocupada?
- Porque eu vi o caderno da Ema... e acho que é mais difícil do que eu pensava!



Mas afinal, o que achamos desta visita?

- Havia muitos livros (Joana)
- Os livros eram bonitos (Patrícia)

- Havia trabalhos na parede (Mariana)
- E também trabalhos de casa... (Francisco)
- Os trabalhos deles eram bonitos (Alexandre D.)
- O Guilherme B. trabalha bem, tu disseste que ele tinha uma letra bonita! (Gonçalo)

- A sala era diferente da nossa, mas é bonita, porque também tem um comboio dos anos! (Rodrigo)
- A sala era muito grande e eu gostei de falar com os meninos do 1º ano (Mara)

- Eu conversei muito com a Ema e gostei de ver a sala dela (Margarida)
- O Diogo disse-me "Isto é duro!" (Francisco)
- E a Ema disse que estava a ser fixe... e também que nós temos menos recreio do que eles! (Mariana)
- O Leonardo contou-me que "agora já estava a correr bem"! (Gonçalo)
- Eu gostei de conversar com o Diogo e de me sentar na cadeira dele (Hermínio)
- Eu também me sentei no lugar do Guilherme S. e foi uma boa sensação! (Mariana)

E quanto às perspectivas para o próximo ano?

- Ai, como vai ser para o ano! Fiquei preocupado porque "vai ser muito duro"!(Hermínio)
- Eu acho que a minha mãe vai ter que me ajudar... (Mariana)

Mas todos ficaram entusiasmados ce falaram da visita com os olhinhos a brilhar, depois deste primeiro contacto com uma realidade que, daqui a pouco, será a deles também...



Sem comentários:

Uma janela para a matemática:

Uma janela para a matemática:

O Jogo da travessia do rio

O Jogo dos padrões 1

O Jogo dos padrões 1
(mais simples)

O Jogo dos padrões 2

O Jogo dos padrões 2
(mais difícil)

O Jogo do galo

O objectivo é colocar 3 em linha, seja na vertical, na horizontal ou na diagonal. E o mais engraçado é que "jogamos contra uma menina que está lá dentro do computador"!

Uma janela para a linguagem e literacia:

Uma janela para a linguagem e literacia:

Vejam aqui os livros virtuais!

Mais histórias no Pré Histórias!

Uma janela para pais:

Uma janela para pais:

Uma janela para os mais crescidos:

Uma janela para os mais crescidos:

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Blogue anti-cópia!