Sejam bem-vindos a esta nossa janela virtual com vista para a Sala do Arco-íris do Jardim de Cruzeiro.

Espreitem e verão aquilo que consideramos como o nosso Portfolio de Grupo, onde descrevemos e revelamos aquilo de mais significativo que fomos fazendo ao longo do tempo.

Sempre com muito prazer e empenho, pois somos 20 crianças de 5 e 6 anos, cheias de energia e vontade de descobrir coisas novas, na companhia da nossa educadora Juca, das duas estagiárias finalistas Patrícia e Filipa, da nossa animadora Amélia, da professora do ensino especial Céu e também da tarefeira Florinda. Mais tarde chegaram à nossa sala três estagiárias do 3º ano, a Cláudia, a Vânia e a Andreia.

Esperamos que gostem da nossa "companhia" e queiram conhecer a viagem que fizemos ao longo do ano lectivo 2008-2009.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

A história da Família Semana

A história que conhecemos esta semana, contada pela nossa estagiária Patrícia no flanelógrafo, foi acerca de uma família cujos membros têm uns nomes que, por vezes, ainda nos custa um pouquinho lembrar: é a família Semana. Então, resumindo, era assim:

O casal Semana, pouco de pois de casar, teve o seu primeiro filho, a quem deram o nome de Domingo; era um menino tranquilo, gostava de jogar à bola e de descansar e tinha muita vontade de ter irmãos, para partilhar com eles o seu quarto e os seus brinquedos.

Os pais fizeram-lhe a vontade e nasceu uma irmã, a quem chamaram Segunda-feira. Era uma menina simpática e alegre,



que gostava muito da cor amarela. No entanto, o Domingo queria mesmo era ter um irmãozinho pois, apesar de gostar muito da mana, ela não era apreciadora de futebol...

Então o casal Semana decidiu tentar outra vez, para ver se nascia um menino... mas não! Desta feita nasceram gémeas, duas meninas, a quem chamaram Terça e Quarta-feira.

A primeira gostava da cor verde e a segunda da cor vermelha. Não importa, eram de clubes diferentes, mas sempre muito amigas. A Segunda-feira é que ficou contente, por ter alguém com quem brincar com as bonecas...
Não havia era maneira de satisfazer o Domingo, apesar de o casal Semana ter tido mais filhos: nasceram a Quinta e a Sexta-feira;

A primeira gostava muito de azul e queria ser bailarina e a segunda apreciava a cor de laranja. Só o Domingo continuava triste: as irmãs partilhavam os quartos e os brinquedos e ele não tinha nenhum menino para brincar!

Depois, a certa altura, o casal Semana comunicou à família que estava à espera de outro bebé, o sétimo filho. O Domingo nem aguentava a espera, até ele nascer... mas valeu a pena, pois desta vez foi mesmo um menino!
Que nome lhe iriam dar? Foi o Domingo a escolher: Vai chamar-se Sábado, pois vai ser o meu companheiro de fim-de-semana, para descansar e para jogar à bola.

Assim ficou completa a Família Semana, o casal com sete filhos e ainda três animais...
Vivem todos muito felizes e ajudam-nos a conhecer os dias que vão passando.
E ajudam-nos a memorizar os nomes dos dias da semana, principalmente aqueles que passamos na escola pois as suas cores preferidas são as que identificam os dias no nosso Quadro Semanal!

E parece que já está a dar bons resultados...

1 comentário:

Luz disse...

Gostei muito da história. uma boa maneira de abordar os dias da semana.
Luz

Uma janela para a matemática:

Uma janela para a matemática:

O Jogo da travessia do rio

O Jogo dos padrões 1

O Jogo dos padrões 1
(mais simples)

O Jogo dos padrões 2

O Jogo dos padrões 2
(mais difícil)

O Jogo do galo

O objectivo é colocar 3 em linha, seja na vertical, na horizontal ou na diagonal. E o mais engraçado é que "jogamos contra uma menina que está lá dentro do computador"!

Uma janela para a linguagem e literacia:

Uma janela para a linguagem e literacia:

Vejam aqui os livros virtuais!

Mais histórias no Pré Histórias!

Uma janela para pais:

Uma janela para pais:

Uma janela para os mais crescidos:

Uma janela para os mais crescidos:

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Blogue anti-cópia!