Sejam bem-vindos a esta nossa janela virtual com vista para a Sala do Arco-íris do Jardim de Cruzeiro.

Espreitem e verão aquilo que consideramos como o nosso Portfolio de Grupo, onde descrevemos e revelamos aquilo de mais significativo que fomos fazendo ao longo do tempo.

Sempre com muito prazer e empenho, pois somos 20 crianças de 5 e 6 anos, cheias de energia e vontade de descobrir coisas novas, na companhia da nossa educadora Juca, das duas estagiárias finalistas Patrícia e Filipa, da nossa animadora Amélia, da professora do ensino especial Céu e também da tarefeira Florinda. Mais tarde chegaram à nossa sala três estagiárias do 3º ano, a Cláudia, a Vânia e a Andreia.

Esperamos que gostem da nossa "companhia" e queiram conhecer a viagem que fizemos ao longo do ano lectivo 2008-2009.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

"Matematicando" outra vez, agora com castanhas...

Esta semana estivemos a fazer uma coisa de que gostamos muito: resolver problemas. Mas não são uns problemas quaisquer, são problemas matemáticos!

Então a Filipa, que é nossa estagiária, propôs-nos ajudar uma mãe a resolver o seu problema e utilizámos o flanelógrafo (um quadro de flanela que temos na sala) para nos apoiarmos; Era assim:

Uma mãe tinha 4 filhos, que tinham que levar castanhas para a escola por altura do magusto e comprou 12 castanhas para distribuir por todos.
Precisava que a ajudássemos para saber quantas castanhas deveria dar a cada um, de modo a que todos ficassem com o mesmo número, para não haver confusão!

Contamos 12 castanhas e toca a resolver o problema:

Na primeira tentativa demos 2 castanhas a cada um dos 4 filhos; mas sobraram 4 castanhas...


Depois, o Rafael conseguiu distribuir todas as castanhas por todos os filhos de modo a que todos recebessem o mesmo número de castanhas: 4 para cada um!

A partir daí tornou-se mais fácil... por isso tivemos que complicar as coisas; mudávamos ora o número de filhos, ora o número de castanhas, para criarmos novos problemas para que todos tivessem a oportunidade de ajudar a resolvê-los.

Estivemos muito atentos e empenhados nesta tarefa matemática e portamo-nos mesmo como "gente grande"... olhem só as situações novas que descobrimos:

12 castanhas para 4 filhos = a 4 castanhas para cada um;

12 castanhas para 2 filhos = 5 castanhas para cada um
e sobraram 2 (que ficaram para a mãe!)

8 castanhas para 4 filhos = 2 castanhas para cada um.

As situações diferentes que criámos foram tantas... que não podemos colocar aqui todas!
Às vezes até era um de nós que pensava qual o número de filhos e de castanhas para o colega resolver...

E é assim que, de pequenino e a brincar, se vão formando os conceitos importantes para a aprendizagem formal da matemática!


2 comentários:

Luz disse...

Muitos parabéns pelo vosso trabalho
Luz

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Obrigada, somos uns bons matemáticos, não te parece?

Uma janela para a matemática:

Uma janela para a matemática:

O Jogo da travessia do rio

O Jogo dos padrões 1

O Jogo dos padrões 1
(mais simples)

O Jogo dos padrões 2

O Jogo dos padrões 2
(mais difícil)

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O objectivo é colocar 3 em linha, seja na vertical, na horizontal ou na diagonal. E o mais engraçado é que "jogamos contra uma menina que está lá dentro do computador"!

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