Sejam bem-vindos a esta nossa janela virtual com vista para a Sala do Arco-íris do Jardim de Cruzeiro.

Espreitem e verão aquilo que consideramos como o nosso Portfolio de Grupo, onde descrevemos e revelamos aquilo de mais significativo que fomos fazendo ao longo do tempo.

Sempre com muito prazer e empenho, pois somos 20 crianças de 5 e 6 anos, cheias de energia e vontade de descobrir coisas novas, na companhia da nossa educadora Juca, das duas estagiárias finalistas Patrícia e Filipa, da nossa animadora Amélia, da professora do ensino especial Céu e também da tarefeira Florinda. Mais tarde chegaram à nossa sala três estagiárias do 3º ano, a Cláudia, a Vânia e a Andreia.

Esperamos que gostem da nossa "companhia" e queiram conhecer a viagem que fizemos ao longo do ano lectivo 2008-2009.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Surpresa vinda de casa: mais um animalzinho para a sala!

Pois é, os pais do Filipe e o próprio Filipe fizeram-nos uma grande surpresa!

Enviaram para a nossa sala mais um animalzinho para nós cuidarmos... desta vez foi uma tartaruga, dentro do seu aquário.

O Filipe vinha radiante com a surpresa que trazia e também muito bem informado acerca de como cuidar da tartaruga... até trouxe uma embalagem de comida ("camarões") para ela comer.

Eis o que ele nos contou:

Que tínhamos que lhe mudar a água todos os dias, pois ela faz cócó e a água fica suja; Que devíamos dar-lhe dois ou três camarões em cada dia, para se alimentar; Que não devíamos pôr-lhe as mãos, pois podem ter micróbios e ela ficar doente.

Mas havia uma coisa que o Filipe não sabia... e nós também não!
Quando começamos a pensar que nome lhe haveríamos de arranjar, surgiu a questão:

- E é "menino" ou "menina"?
Pois claro, antes de lhe colocarmos um nome, teríamos de descobrir o sexo da tartaruga, ou seja, se é um macho ("tartaruga-menino") ou uma fêmea ("tartaruga-menina"), palavras novas para o nosso vocabulário!

No entanto, ninguém sabia como íamos descobrir isso e resolvemos procurar na internet só que, entretanto, o tempo passou muito rápido e não conseguimos fazê-lo, pelo que ficou marcado para o fim de semana, um "trabalho de casa": pesquisar, com ajuda dos pais, como descobrir o sexo da tartaruga.

Hoje, logo pela manhã, a Mariana trouxe a sua "pesquisa", que fez na internet com ajuda dos pais e resolveu a questão; lá dizia que para sabermos se uma tartaruga é macho ou fêmea deveríamos:

- Ver o tamanho - os machos são normalmente mais pequenos do que as fêmeas;
- Observar a base da carapaça - se for lisa é fêmea e se for côncava é macho;
- Ver o rabo e as unhas - se forem compridos é macho, se forem curtos é fêmea.

Toca a observar então:

- A primeira hipótese não nos serviu de nada, pois não temos outra tartaruga para comparar o tamanho!
- Quanto à segunda, a nossa educadora segurou a tartaruga com jeitinho pelos lados da carapaça e observamos que era lisinha;

- A terceira hipótese foi a mais fácil: o rabo dela é mesmo pequeno e as unhas também não são grandes.

Está encontrada a resposta, a nossa tartaruga é fêmea.

Agora já podíamos pensar que nome lhe dar e como estamos num "regime democrático", cá na sala, cada um deu as suas sugestões (que não foram muitas, a nossa imaginação ainda estava a dormir...)

Então a nossa educadora sugeriu uma brincadeira com palavras e letras:

Como acaba a palavra TARTARUGA?
É fácil, o som final é UGA...
Então escrevemos UGA no quadro e pensamos em letras - que não podiam ser vogais -para colocar antes e assim formar nomes engraçados...

Primeiro custou um pouquinho, ,mas depois lembrámo-nos que as vogais são A, E, I, O U e essas não podíamos usar, por isso tinham que ser as outras, as consoantes, aquelas por que começam os nossos nomes... aí começaram as sugestões que podem ver na imagem:
Depois de todas as ideias no quadro foi altura para a votação e os resultados foram estes, aqui no registo feito pela Mariana:
Agora temos o Arco, o Íris, o Pirulito e a Guga... isto está a ficar animado!
Até os nossos vizinhos da Sala dos Patinhos vieram espreitar...
Claro, também quiseram conhecer os novos habitantes do Jardim de Cruzeiro!

Sem comentários:

Uma janela para a matemática:

Uma janela para a matemática:

O Jogo da travessia do rio

O Jogo dos padrões 1

O Jogo dos padrões 1
(mais simples)

O Jogo dos padrões 2

O Jogo dos padrões 2
(mais difícil)

O Jogo do galo

O objectivo é colocar 3 em linha, seja na vertical, na horizontal ou na diagonal. E o mais engraçado é que "jogamos contra uma menina que está lá dentro do computador"!

Uma janela para a linguagem e literacia:

Uma janela para a linguagem e literacia:

Vejam aqui os livros virtuais!

Mais histórias no Pré Histórias!

Uma janela para pais:

Uma janela para pais:

Uma janela para os mais crescidos:

Uma janela para os mais crescidos:

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Blogue anti-cópia!