Sejam bem-vindos a esta nossa janela virtual com vista para a Sala do Arco-íris do Jardim de Cruzeiro.

Espreitem e verão aquilo que consideramos como o nosso Portfolio de Grupo, onde descrevemos e revelamos aquilo de mais significativo que fomos fazendo ao longo do tempo.

Sempre com muito prazer e empenho, pois somos 20 crianças de 5 e 6 anos, cheias de energia e vontade de descobrir coisas novas, na companhia da nossa educadora Juca, das duas estagiárias finalistas Patrícia e Filipa, da nossa animadora Amélia, da professora do ensino especial Céu e também da tarefeira Florinda. Mais tarde chegaram à nossa sala três estagiárias do 3º ano, a Cláudia, a Vânia e a Andreia.

Esperamos que gostem da nossa "companhia" e queiram conhecer a viagem que fizemos ao longo do ano lectivo 2008-2009.
Ocorreu um erro neste dispositivo

sábado, 22 de novembro de 2008

Tratamento de dados - como o fizemos?


Como sabem, temos andado envolvidos em actividades de medição e, por isso, tivemos que conhecer alguns "instrumentos de medida":

- Para medir a nossa altura, utilizamos a Fita Métrica e a unidade de medida foi o Metro (Mt.).

- Para medir o nosso peso, utilizamos a Balança e a unidade de medida foi o Quilograma (Kg.).

- Para medir o tamanho do pé, utilizamos um "mede-pés" que vem nas tampas das caixas de calçado infantil da Gabor e a unidade de medida foi o Número do Sapato (Nº.).

Depois de recolhermos todos estes dados de todas nós, tratamos de os organizar em quadros, para que pudessem ser lidos e dados a conhecer a outras pessoas:

No primeiro caso elaboramos um Gráfico de Barras, onde cada barra era uma fita métrica (mais um bocadinho de outra, pois estamos muito crescidos...) e assinalamos com um traço vermelho e a data do dia, no ponto que marcava a nossa altura em Mt. Ficou um gráfico "gigante", ocupa uma parede inteira e nós cabemos lá todos, em filinha! Ora vejam:

Através dele podemos visualizar facilmente quem é o mais alto, o mais baixo, quem tem altura igual a... e qualquer dia medimo-nos outra vez, para observarmos o que crescemos, quem cresceu mais, quem cresceu menos... enfim, vai dar decerto "pano para mangas"...

No segundo caso, o peso, construímos outro Gráfico de Barras mas, desta vez, optamos por colar tantos símbolos de Kg. quantos os quilos que pesamos. Ficou um pouquinho "enrugado" pois a cola humedeceu o papel de cenário, mas não faz mal, dá para "ler" na mesma...

Também permite que vejamos quem é mais pesado(a), ou mais leve e até comparar o peso com a altura... mais tarde também iremos repetir a pesagem, para descobrimos como estamos modificar com a passagem do tempo...

Finalmente, quanto ao tamanho do pé, optamos por elaborar um quadro diferente com os nossos dados: um quadro com Conjuntos, cada um deles correspondendo a um número de sapato; dentro de cada conjunto, cada criança que calça esse número de sapato escreveu o seu nome. Ficou assim:

Agora é fácil verificar quem tem o pézinho mais pequenino (nº 29)... quem tem o pé médio (nºs 30, 31, 32 e 33) e quem já tem um pé bem grande (nºs 34 e 35)!

Afinal não é nada complicado fazer "tratamento de dados", pelo menos para os meninos da Sala do Arco-íris...

Sem comentários:

Uma janela para a matemática:

Uma janela para a matemática:

O Jogo da travessia do rio

O Jogo dos padrões 1

O Jogo dos padrões 1
(mais simples)

O Jogo dos padrões 2

O Jogo dos padrões 2
(mais difícil)

O Jogo do galo

O objectivo é colocar 3 em linha, seja na vertical, na horizontal ou na diagonal. E o mais engraçado é que "jogamos contra uma menina que está lá dentro do computador"!

Uma janela para a linguagem e literacia:

Uma janela para a linguagem e literacia:

Vejam aqui os livros virtuais!

Mais histórias no Pré Histórias!

Uma janela para pais:

Uma janela para pais:

Uma janela para os mais crescidos:

Uma janela para os mais crescidos:

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Blogue anti-cópia!