
Como sabem, temos andado envolvidos em actividades de medição e, por isso, tivemos que conhecer alguns "instrumentos de medida":
- Para medir a nossa altura, utilizamos a Fita Métrica e a unidade de medida foi o Metro (Mt.).
- Para medir o nosso peso, utilizamos a Balança e a unidade de medida foi o Quilograma (Kg.).
- Para medir o tamanho do pé, utilizamos um "mede-pés" que vem nas tampas das caixas de calçado infantil da Gabor e a unidade de medida foi o Número do Sapato (Nº.).
Depois de recolhermos todos estes dados de todas nós, tratamos de os organizar em quadros, para que pudessem ser lidos e dados a conhecer a outras pessoas:
No primeiro caso elaboramos um Gráfico de Barras, onde cada barra era uma fita métrica (mais um bocadinho de outra, pois estamos muito crescidos...) e assinalamos com um traço vermelho e a data do dia, no ponto que marcava a nossa altura em Mt. Ficou um gráfico "gigante", ocupa uma parede inteira e nós cabemos lá todos, em filinha! Ora vejam:

No segundo caso, o peso, construímos outro Gráfico de Barras mas, desta vez, optamos por colar tantos símbolos de Kg. quantos os quilos que pesamos. Ficou um pouquinho "enrugado" pois a cola humedeceu o papel de cenário, mas não faz mal, dá para "ler" na mesma...


Finalmente, quanto ao tamanho do pé, optamos por elaborar um quadro diferente com os nossos dados: um quadro com Conjuntos, cada um deles correspondendo a um número de sapato; dentro de cada conjunto, cada criança que calça esse número de sapato escreveu o seu nome. Ficou assim:

Sem comentários:
Enviar um comentário