Sejam bem-vindos a esta nossa janela virtual com vista para a Sala do Arco-íris do Jardim de Cruzeiro.

Espreitem e verão aquilo que consideramos como o nosso Portfolio de Grupo, onde descrevemos e revelamos aquilo de mais significativo que fomos fazendo ao longo do tempo.

Sempre com muito prazer e empenho, pois somos 20 crianças de 5 e 6 anos, cheias de energia e vontade de descobrir coisas novas, na companhia da nossa educadora Juca, das duas estagiárias finalistas Patrícia e Filipa, da nossa animadora Amélia, da professora do ensino especial Céu e também da tarefeira Florinda. Mais tarde chegaram à nossa sala três estagiárias do 3º ano, a Cláudia, a Vânia e a Andreia.

Esperamos que gostem da nossa "companhia" e queiram conhecer a viagem que fizemos ao longo do ano lectivo 2008-2009.
Ocorreu um erro neste dispositivo

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

E o Natal cada vez mais perto...

Pois é, os dias estão a passar muito depressa... ainda para mais quando há tanto o que fazer...

O nosso Calendário do Advento diz-nos que faltam 12 dias, mas vocês ainda não o conhecem, pois não? Então vamos "apresentá-lo", aqui está:

É um pinheirinho formado por 24 velinhas; acendemos uma vela por dia, correspondente ao número do dia em que estamos e a sala até fica a cheirar bem!

A ideia veio da nossa "novela das 10h"... claro não é uma novela a sério, daquelas que dão na TV, é um livro chamado "O Natal do Ruca" que, por ser muito grande, estamos a contar em "episódios".
Então, num deles, um amigo do Ruca falou no Hanukkah (que palavra esquisita!) e explicou que não era bem igual ao Natal, era uma "Festa das Luzes", onde se acendiam velas; ora como o nosso calendário do Advento ainda não estava pronto, nem o pinheirinho da sala, fizemos um "dois em um" e juntamos o pinheirinho ao calendário!

Entretanto também já escrevemos as nossas Cartas ao Pai Natal... cartas, sim, porque foram duas:

- Uma "gigante" que fizemos em grupo para o Pai Natal dos Correios e que fomos entregar à Estação de Correios de Vila Nova de Anha;

- Outra que cada um de nós fez, individualmente e que seguiu por e-mail, directamente para a casa do Pai Natal no Pólo Norte. Tivemos que escrever sozinhos o nosso nome e o número correspondente à nossa idade (5) e depois clicar em enviar.
A seguir imprimimos e decoramos, com desenho ou colagem e hoje seguiu para casa (a ver se os pais dão uma ajudinha...)


Mas hoje, na hora de ver o correio, tivemos uma grande surpresa... então não é que o Pai Natal nos respondeu? É verdade, foi mesmo um e-mail do Pai Natal, em inglês, que recebemos hoje na nossa caixa de correio electrónico. Estivemos muito atentos, para a nossa educadora nos traduzir o que dizia...


Com ele aprendemos algumas palavras novas em inglês:
- "Merry Christmas" - quer dizer Feliz Natal.
- "Santa Claus" - quer dizer Pai Natal, mas muitas vezes os meninos que falam inglês chamam-lhe só "Santa".
Se quiserem conhecer a mensagem, vejam lá:



E se quiserem espreitar a página da internet para onde seguem as cartas e de onde veio a resposta do pai Natal, entrem aqui.

Sem comentários:

Uma janela para a matemática:

Uma janela para a matemática:

O Jogo da travessia do rio

O Jogo dos padrões 1

O Jogo dos padrões 1
(mais simples)

O Jogo dos padrões 2

O Jogo dos padrões 2
(mais difícil)

O Jogo do galo

O objectivo é colocar 3 em linha, seja na vertical, na horizontal ou na diagonal. E o mais engraçado é que "jogamos contra uma menina que está lá dentro do computador"!

Uma janela para a linguagem e literacia:

Uma janela para a linguagem e literacia:

Vejam aqui os livros virtuais!

Mais histórias no Pré Histórias!

Uma janela para pais:

Uma janela para pais:

Uma janela para os mais crescidos:

Uma janela para os mais crescidos:

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Blogue anti-cópia!