Sejam bem-vindos a esta nossa janela virtual com vista para a Sala do Arco-íris do Jardim de Cruzeiro.

Espreitem e verão aquilo que consideramos como o nosso Portfolio de Grupo, onde descrevemos e revelamos aquilo de mais significativo que fomos fazendo ao longo do tempo.

Sempre com muito prazer e empenho, pois somos 20 crianças de 5 e 6 anos, cheias de energia e vontade de descobrir coisas novas, na companhia da nossa educadora Juca, das duas estagiárias finalistas Patrícia e Filipa, da nossa animadora Amélia, da professora do ensino especial Céu e também da tarefeira Florinda. Mais tarde chegaram à nossa sala três estagiárias do 3º ano, a Cláudia, a Vânia e a Andreia.

Esperamos que gostem da nossa "companhia" e queiram conhecer a viagem que fizemos ao longo do ano lectivo 2008-2009.

sábado, 6 de dezembro de 2008

"Um presente cheio de Natal numa caixa de cartão"


A partir da ideia (recebida no e-mail da sala) da campanha da TMN e da loja Imaginarium "Um presente cheio de Natal", cuja proposta consistia em decorar caixas de sapatos (de cartão) e colocar-lhes um presente para crianças carenciadas, entregando-as depois numa das lojas da cadeia para posterior distribuição, todos quiseram aderir com muito entusiasmo, embora nos deparássemos logo a seguir com um pequeno senão: quando se verificaram os pormenores da campanha, a data de entrega das caixas era demasiado "apertada" para nos ser possível fazê-las todas a tempo...

Como alguns de nós já tinham iniciado o seu projecto pessoal de decoração da caixa, quisemos mesmo assim dar-lhe continuidade, pelo que foi necessário arranjar outra solução, outro local para onde estas seriam encaminhadas no final; contactada uma instituição da cidade de Viana do Castelo que recebe crianças desfavorecidas ou provenientes de famílias problemáticas, esta manifestou abertura para as receber, o que veio a resolver o nosso problema e, em simultâneo, a abrir a porta a uma actividade solidária, que envolveu de forma activa primeiro todos os mais pequenos e depois todos os crescidos (pais).As caixas de cartão que a mãe da Patrícia trouxe da fábrica foram decoradas com carinho, pensando também na criança a quem se dedicavam (um menino ou uma menina) através da técnica pretendida por cada um de nós; até o Pedrinho, o nosso menino especial, deu o seu contributo, colaborando na decoração da sua caixinha. Umas com papel-maché, outras com tecidos, outras ainda com eva, todas se concluíram a tempo de... ouvir no rádio uma proposta da RFM...

Trata-se de um concurso intitulado "Natal no Mundo de Cartão", que conta com a colaboração do André Sardet. Ora todos nós gostamos muito das músicas dele! No ano passado andávamos a cantarolar "Foi feitiço..." e agora já começam a aparecer excertos da canção "Gosto de ti..."
Por isso todos se entusiasmaram com a participação da sala no concurso da RFM... cujo prémio é um mini-concerto do André Sardet na sala que vencer, transmitido em directo pela RFM. Para participar, só tínhamos que elaborar trabalhos com cartão, e isso já nós tínhamos feito... e depois enviar uma foto para a RFM.Então, articulando "Um presente cheio de Natal" com o "Natal no Mundo de Cartão", criamos um "Presente cheio de Natal numa Caixa de Cartão".

As caixas foram a casa das crianças num fim de semana para, em colaboração com os seus pais, que desde cedo saudaram a iniciativa, serem "recheadas".
Vieram cheias de brinquedos, de livros, de roupa e até de chocolates!
Mas, principalmente, vieram recheadas de carinho e de solidariedade, por quem não tem a sorte que nós temos! Ora espreitem:

Visit www.moblyng.com to make your own!

E como já sabemos que "o importante é participar" não fará mal nenhum se não vencermos este concurso... não nos podemos esquecer que é destinado a crianças do pré-escolar ao 4º ano, por isso não é nada fácil!

E mais importante ainda será, no próximo dia 15 de Dezembro, irmos à instituição escolhida fazer a entrega dos nossos "presentes cheios de Natal dentro de caixas de cartão", para alegrar a época natalícia a muitos meninos e meninas.

Porque Natal não é só receber... Natal é partilhar aquilo que temos de melhor!

E, já agora, aproveitamos para referir que nessa instituição são também precisos produtos de higiene infantil (fraldas, toalhetes, etc). Se quiserem e puderem colaborar, podem trazê-los para o Jardim de Infãncia que nós fazêmo-los chegar ao "Berço". Obrigado.

3 comentários:

As Pequenas Flores Azuis disse...

Não tenho palavras! Estes meninos/as e quem oa ajuda a crescer são mesmo especiais.
Para gente tão especial vai um beijinhos também especial.

BOM NATAL

Anónimo disse...

Não deixa de ser engraçada a coincidência: o concurso do André Sardet.
Os Malandrecos também participaram com o trabalho de mãos dadas com o mundo, também construido, não totalmente, mas com bastante cartão.
Parabéns pela iniciativa, não é somente importante ganhar, é importante de igual modo, participar e acima de tudo saber perder.
Parabéns pelo espirito de partilha, também ele presente nas nossas actividades, como já pode verificar.
Beijinhos para todos.
Meninas e meninos , acreditem que vocês são lindos e especiais.
Isabel.

Anónimo disse...

Olá a todos!
Parabéns pela bonita e simpática iniciativa.
Continuem assim.

Beijinhos
Sandra Viana

Uma janela para a matemática:

Uma janela para a matemática:

O Jogo da travessia do rio

O Jogo dos padrões 1

O Jogo dos padrões 1
(mais simples)

O Jogo dos padrões 2

O Jogo dos padrões 2
(mais difícil)

O Jogo do galo

O objectivo é colocar 3 em linha, seja na vertical, na horizontal ou na diagonal. E o mais engraçado é que "jogamos contra uma menina que está lá dentro do computador"!

Uma janela para a linguagem e literacia:

Uma janela para a linguagem e literacia:

Vejam aqui os livros virtuais!

Mais histórias no Pré Histórias!

Uma janela para pais:

Uma janela para pais:

Uma janela para os mais crescidos:

Uma janela para os mais crescidos:

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Blogue anti-cópia!