Aqui há algum tempo uma menina trouxe para a sala um bolinho, cozinhado por si com ajuda da mãe, numa pequena forminha de silicone. Trazia espetado um palito, com um cartão que dizia assim, textualmente, escrito pela letra dela:
- "Ooops... esqueci-me do fermento!"
- "Ooops... esqueci-me do fermento!"
Alguns dias depois trouxe outro cozinhado caseiro: 4 biscoitinhos com pepitas de chocolate, presos com um atilho de ráfia a dar um lacinho. Entregou-mos dizendo:
- "Professora, estes têm fermento, mas acho que tem também um pouquinho de açúcar a mais..."
- "Professora, estes têm fermento, mas acho que tem também um pouquinho de açúcar a mais..."
Os biscoitos estavam óptimos, não tinham nada açúcar a mais e a menina em causa levou "trabalho de casa", pois todos os colegas queriam experimentar os biscoitos, pelo que teria de escrever a receita num papel, para os podermos fazer.
Já esta semana, um menino - decerto influenciado pelo que presenciou - estando todos a conversar em grande grupo, aproximou-se do meu ouvido dizendo em segredo:
- "Tenho uma coisa para ti na minha mochila!"
- "Tenho uma coisa para ti na minha mochila!"
E lá foi, todo contente, buscar a mochila, que abriu e onde tinha guardados dois embrulhinhos, cuidadosamente feitos com guardanapos de papel:
- "É uma fatia de bolo para mim e outra para ti. Fui eu que fiz com a minha mãe, vê se gostas."
- "É uma fatia de bolo para mim e outra para ti. Fui eu que fiz com a minha mãe, vê se gostas."
Hoje, logo de manhã, disse-lhe que o bolo estava mesmo muito bom e que sabia a laranja.
Os colegas disseram-lhe logo que também queriam provar, ao que ele respondeu:- "Já acabou e não posso fazer mais, porque acabaram os ingredientes! Mas posso escrever a receita!"
Então hoje arranjamos um livrinho de receitas, que cada um irá levar para casa para as trazer escritas (com ou sem a ajuda dos pais...) e assim podermos experimentá-las na sala, onde todos as podem provar.
Tenho tentado descobrir - sem perguntar - porque é que as crianças fazem isto...
Será que acham que a professora está "fraquinha"?
Ou que precisa de ser um pouco mais "doce"?
Se calhar é porque acham que é "gulosa"?
Ou apenas porque são crianças, dadas, carinhosas e amigas, generosas como só as crianças sabem ser.
São coisas pequenas, mas doces como estas, que nos fazem recordar que o importante na vida não são os grandes feitos, mas as pequenas conquistas, tão "ricas de afectos ", usando uma expressão da colega Raquel, num comentário que fez no nosso "Mural de Recados", mais abaixo.
Uma educadora orgulhosa dos seus meninos.
3 comentários:
Gostei...também penso assim.
Beijinhos.
Fátima
São coisas pequenas carregadinhas de afecto.
Temos uma profissão fantástica!
Luz
É mesmo motivo para ter orgulho.
A mim acontece-me igual.
Beijinhos.
Isabel.
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