Sejam bem-vindos a esta nossa janela virtual com vista para a Sala do Arco-íris do Jardim de Cruzeiro.

Espreitem e verão aquilo que consideramos como o nosso Portfolio de Grupo, onde descrevemos e revelamos aquilo de mais significativo que fomos fazendo ao longo do tempo.

Sempre com muito prazer e empenho, pois somos 20 crianças de 5 e 6 anos, cheias de energia e vontade de descobrir coisas novas, na companhia da nossa educadora Juca, das duas estagiárias finalistas Patrícia e Filipa, da nossa animadora Amélia, da professora do ensino especial Céu e também da tarefeira Florinda. Mais tarde chegaram à nossa sala três estagiárias do 3º ano, a Cláudia, a Vânia e a Andreia.

Esperamos que gostem da nossa "companhia" e queiram conhecer a viagem que fizemos ao longo do ano lectivo 2008-2009.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Fomos "Cantar as Janeiras" como manda a tradição

As coroas já estavam prontas e os ensaios todos feitos... neles contamos com a colaboração da Professora Ilda, de Expressão Musical e também do Sr. Jorge Viana, tocador de concertina e avô da Mariana. Mas, à chegada ao Auditório de Santiago da Barra, arranjamos um colaborador de última hora: o Sr. Augusto Canário também veio acompanhar-nos com a sua concertina... depois de um ensaiozinho apressado! Aos três, que aqui estão, deixamos o nosso agradecimento:

A educadora Raquel Amorim foi, como já é hábito, a anfitriã do encontro, com as suas entusiásticas animações: canções, lengalengas, poeias ou histórias que todos apreciamos muito...

Nós fomos o primeiro grupo a subir ao palco, juntamente com as nossas educadoras, estagiárias, auxiliares e os dois amigos tocadores de concertina do famoso grupo "Canário e Amigos".

Alguns pais e avós fizeram questão de assistir, bem como muitas crianças de outras escolas e Jardins de Infância, que depois apresentaram também os seus cantares de Janeiras.
É sempre um espectáculo animado ao ritmo das palmas e que celebra uma tradição tão antiga como o cantar de reis / janeiras, ainda em força no norte de Portugal.

Podem fazer uma ideia do que foi, observando estas imagens:











E aqui vejam o vídeo da nossa apresentação, filmado pelo pai da Sara, da Sala dos Patinhos:


Janeiras 2009 from Maria Sousa on Vimeo.

Ao chegar à sala comentamos o que tinha acontecido, mas desta vez não fizemos registo.
Aqui ficam algumas das nossas opiniões:

- Todos gostamos muito de ir de autocarro a Viana cantar as janeiras;
- Acharam que cantamos muito bem e portámo-nos bem também;
- Foi bom termos levado connosco o "Canário" (é assim que o nosso artista é conhecido, mesmo pelos mais novos cá da terra) e o Sr. Jorge, porque ficou mais bonita a nossa canção, assim com as concertinas a acompanhar.
- Também foram engraçadas as coisas que a educadora Raquel fez, principalmente aquela poesia da cobra que ela contou pelo livro "O canto dos bichos", de Luísa Ducla Soares, que nos aconselhou.- Ainda nos recomendou outro, que "andava de pernas para o ar"... chamava-se "O Abecedário dos nomes" de Manuela Crespo: de um lado tem os nomes de meninas e depois vira-se ao contrário (de pernas para o ar e nas costas do livro) e tem os nomes de meninos.
Quem sabe, se o tempo melhorar, se ainda arranjamos umas moedinhas a cantar as janeiras na freguesia para os comprarmos?

3 comentários:

Unknown disse...

Parabéns, vocês cantaram muito bem! São uns verdadeiros musicos...

Beijinhos da Patícia e da Filipa

Henrique Rocha disse...

Os nossos meninos são uns verdadeiros "rouxinóis". Parabéns a todos e obrigada às professoras.
Isabel (Mãe da Sara)

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Queremos agradecer à mãe da Sara da Sala dos Patinhos, a visita e o comentário no nosso cantinho virtual e também a disponibilidade do pai (da Sara) ao gravar-nos este vídeo.

Só assim foi possível divulgarmos para toda a gente, que bem que nós cantamos as janeiras...

Obrigada pela vossa colaboração e voltem sempre!|

Beijinhos de todos nós, aqui no Jardim de Cruzeiro.

Uma janela para a matemática:

Uma janela para a matemática:

O Jogo da travessia do rio

O Jogo dos padrões 1

O Jogo dos padrões 1
(mais simples)

O Jogo dos padrões 2

O Jogo dos padrões 2
(mais difícil)

O Jogo do galo

O objectivo é colocar 3 em linha, seja na vertical, na horizontal ou na diagonal. E o mais engraçado é que "jogamos contra uma menina que está lá dentro do computador"!

Uma janela para a linguagem e literacia:

Uma janela para a linguagem e literacia:

Vejam aqui os livros virtuais!

Mais histórias no Pré Histórias!

Uma janela para pais:

Uma janela para pais:

Uma janela para os mais crescidos:

Uma janela para os mais crescidos:

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Blogue anti-cópia!