Sejam bem-vindos a esta nossa janela virtual com vista para a Sala do Arco-íris do Jardim de Cruzeiro.

Espreitem e verão aquilo que consideramos como o nosso Portfolio de Grupo, onde descrevemos e revelamos aquilo de mais significativo que fomos fazendo ao longo do tempo.

Sempre com muito prazer e empenho, pois somos 20 crianças de 5 e 6 anos, cheias de energia e vontade de descobrir coisas novas, na companhia da nossa educadora Juca, das duas estagiárias finalistas Patrícia e Filipa, da nossa animadora Amélia, da professora do ensino especial Céu e também da tarefeira Florinda. Mais tarde chegaram à nossa sala três estagiárias do 3º ano, a Cláudia, a Vânia e a Andreia.

Esperamos que gostem da nossa "companhia" e queiram conhecer a viagem que fizemos ao longo do ano lectivo 2008-2009.
Ocorreu um erro neste dispositivo

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Já ajudamos o Trocatintas!

É verdade e que descansadinho que ele ficou, depois de termos resolvido aqueles problemas matemáticos complicados que o puseram tão baralhado...

Para nós até foi fácil, com a ajuda do flanelógrafo, foi num instantinho que descobrimos as soluções.
Claro que, mais para o final dos desafios, as coisas eram mais complicadas e era mesmo preciso fazer algumas "contas de cabeça", mas conseguimos atingir os resultados correctos. Ora vejam:

Qual o sapato que faltava ao Trocatintas?
O direito, o esquerdo? o azul, o vermelho?
Ficamos também um nadinha baralhados com estas questões da lateralidade mas, depois de nos termos colocado na mesma posição do palhaço, descobrimos que lhe faltava o sapato do pé esquerdo e que este teria de ser azul, tal como o direito.Aqui está o registo final, apresentado pela Mariana:
Os sapatos do Trocatintas ficaram todos misturados com esta confusão.
Vamos lá a ajudá-lo a formar os pares certos - esquerdo com direito e igual com igual...


Adicionar imagem
Afinal, com um pouquinho de atenção e paciência, depressa arrumamos a "sapateira" do palhaço! E aqui está o resultado, mostrado pelo Francisco:
O problema seguinte até fizemos de cabeça: se estavam 10 crianças no circo e o palhaço só precisava de 5 ajudantes, claro que outras cinco teriam que ficar sentadinhas no seu lugar! Tão fácil como contar pelos dedos das nossas mãos!

Mas quanto ao dos balões, já tivemos que fazer correspondência termo a termo. Aqui está o Alexandre Q. a dar uma ajudinha ao palhaço:

- Vamos lá às contagens; já sabemos que crianças temos...
- 10 crianças.
- E balões? Quantos tem o Trocatintas?
- 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16!
- O que achas? Vão chegar? Vão faltar? Ou vão sobrar?
- Acho que ele pode dar um a cada um e ainda vão sobrar!

Toca a experimentar...

O Alexandre tinha razão: todas as crianças tiveram direito a um balão, e ainda sobraram 6...

Aqui estão a Teresa e o Rodrigo a apresentar o resultado final do registo colectivo:
- Sobraram 6!
- E agora? Será que ele pode dar 2 balões a cada criança?
- Não!
- Porquê?
- Porque não chegam...
- E se ele quisesse mesmo dar 2 balões a cada criança, como fazia?
- Tinha de arranjar mais...
- Quantos mais?

(cabecinhas a pensar...)

- Mais 4! Assim são vinte, dois para cada um!

O Trocatintas ficou tão agradecido por estas ajudas, que até vai enviar uma surpresa para a sala... estamos ansiosos por ver o que é!

Também já soubemos, através da @rcacomum, que aí por outros jardins de infância de Portugal há mais meninos a tentarem ajudar a resolver os problemas do Trocatintas... que bom, ele vai ficar satisfeito!

Depois, se quiserem, podem partilhar connosco a vossas soluções e representações e comparamos umas com as outras... era giro, não acham?

4 comentários:

Sala Azul do J.I.Vasco da Gama disse...

Ainda não tinha descoberto mas vou propor ás minhas crianças estes problemas. Obrigada Juca.

Maria Manuela disse...

Excelente actividade. Parabéns por todo o trabalho que tens desenvolvido.
Educadora Manuela Fão
Jardim de Infância de Caminha

Xinha disse...

Olá Juca!
os meus meninos ficaram radiantes quando viram a fotografia do Trocatintas na nossa sala, logo de manhã e ainda mais quando lhes disse que tinha os problemas do Trocatintas, em papel, para cada um o poder ajudar!
No dia seguinte estavamos a falar de tantas salas/turmas/meninos/professores que há na nossa escola e a Catarina perguntou:
Xinha, a tua amiga Juca também trabalha nesta escola?
A Catarina queria conhecer a amiga do Trocatintas.

Xinha disse...

Juca
Passa nos Príncipes e Princesas para veres como é que nós ajudámos o Trocatintas.
Beijinhos.

Uma janela para a matemática:

Uma janela para a matemática:

O Jogo da travessia do rio

O Jogo dos padrões 1

O Jogo dos padrões 1
(mais simples)

O Jogo dos padrões 2

O Jogo dos padrões 2
(mais difícil)

O Jogo do galo

O objectivo é colocar 3 em linha, seja na vertical, na horizontal ou na diagonal. E o mais engraçado é que "jogamos contra uma menina que está lá dentro do computador"!

Uma janela para a linguagem e literacia:

Uma janela para a linguagem e literacia:

Vejam aqui os livros virtuais!

Mais histórias no Pré Histórias!

Uma janela para pais:

Uma janela para pais:

Uma janela para os mais crescidos:

Uma janela para os mais crescidos:

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Blogue anti-cópia!