Sejam bem-vindos a esta nossa janela virtual com vista para a Sala do Arco-íris do Jardim de Cruzeiro.

Espreitem e verão aquilo que consideramos como o nosso Portfolio de Grupo, onde descrevemos e revelamos aquilo de mais significativo que fomos fazendo ao longo do tempo.

Sempre com muito prazer e empenho, pois somos 20 crianças de 5 e 6 anos, cheias de energia e vontade de descobrir coisas novas, na companhia da nossa educadora Juca, das duas estagiárias finalistas Patrícia e Filipa, da nossa animadora Amélia, da professora do ensino especial Céu e também da tarefeira Florinda. Mais tarde chegaram à nossa sala três estagiárias do 3º ano, a Cláudia, a Vânia e a Andreia.

Esperamos que gostem da nossa "companhia" e queiram conhecer a viagem que fizemos ao longo do ano lectivo 2008-2009.

terça-feira, 10 de março de 2009

6ª actividade "No Jardim de Infância com os nossos pais!"

Hoje foi dia de visitas, veio à sala a mãe da Mariana!

Ela gosta muito da cultura de Vila Nova de Anha, por isso está ligada a um Grupo Folclórico local e acompanha os usos, costumes e tradições da terra. Um dos seus interesses é pelos fatos antigos que as pessoas usavam, muito antes de se vestirem as roupas que todos usam hoje... e veio partilhar connosco essa curiosidade.

Disse-nos que há muitos, muitos anos, não no tempo dos nossos avós, nem no tempo dos avós deles, as pessoas vestiam-se de uma forma diferente. As mulheres não usavam calças, por exemplo!
Apresentou-nos várias imagens de fatos tradicionais antigos, recordados e vestidos pelos elementos do Grupo Folclórico; tinham nomes engraçados, conforme o fim a que serviam:

Fato de sargaceiros - para ir ao mar, apanhar sargaço
Fato de trabalho - para ir para o campo trabalhar na agricultura
Fato de domingar - para ir à missa ao domingo
Fato de festa - para todas as ocasiões festivas
Fato de noivos - para o casamento e para o funeral (no caso das noivas, pelo menos...)
Fato de meia-senhora - para senhoras mais ricas
Fato de viúva ou dó - para as mulheres que ficavam viúvas

Observamos atentamente várias fotografias, que passaram de mão em mão e depois ficaram na sala, para podermos ver em pormenor com mais tempo...










Depois tivemos oportunidade de ver (e mexer!) nas socas e nas chinelas utilizadas pelas mulheres de antigamente... até o nosso Pedrinho apreciou, quando a prof. Céu lhe mostrou!

Depois a D. Sandra fez-nos uma surpresa: "desembrulhou" uma boneca (amiga da filha), a quem tinha vestido o seu fato... todos quisemos ver e mexer na boneca, que parecia uma lavradeira a sério!Acabou por ficar na sala o resto do dia, na área do quartinho, onde foi mais do que "explorada", vestida e re-vestida por muitas mãozinhas curiosas...

As meninas tiveram vontade de experimentar como se usa o lenço e a Margarida serviu de modelo, para a mãe da Mariana lho colocar como deve ser, pois tem uma técnica própria.

Ainda tivemos algum tempo para ir à sala do ATL aprender dois passos fundamentais no folclore: O passo do "vira" e o passo da "chula": 1, 2, 3 e... 1, 2, 3 e...

Mas as imagens valem mais do que mil palavras... por isso aqui ficam duas pequenas "amostras" em vídeo da nossa animação, em tom de folclore! Parece que temos futuro no Grupo Folclórico...



Para terminar, a mãe e a Mariana entregou a todos um pequeno presente: "o Manel e a Maria" tradicionais de Viana do Castelo, dois pequenos bonequinhos feitos em lã, representativos das tradições locais. Muito obrigado de todos nós.

Gostamos muito de receber na nossa sala a D. Sandra e ela prometeu voltar para ensaiar connosco uma dança... quem sabe se para a festa de final de ano!?!

4 comentários:

Anónimo disse...

Que giro!
Gostava de ensinar às minhas crianças a dançar folclore e formar um rancho mas não sei...em marchas populares é que tenho um doutoramento.LOL
Acho muito importante manter vivas estas tradições.
Beijinhos da Xinha

Anónimo disse...

Olá!
Foi um prazer enorme fazer esta actividade com vocês, espero que tenham gostado.

Beijinhos a todos...

Sandra Viana

Os Malandrecos disse...

Parabéns à D. Sandra , que tão bem soube ensinar aos meninos , parte importante das suas raízes culturais.
E mais uma vez, eu que também adoro Viana:
VIANA É AMOR.
Beijinhos.
Isabel.

Lu Bernardo disse...

Olá Pessoal!
Conheci este blog hoje e me apaixonei pelo modo com que cativam as crianças a participarem tão intensamente das atividades de dança. Normalmente as crianças só querem apresentar e ouvir o que está na "moda". Parabéns pelo trabalho~.
Um grande abraço carinhoso,

Profª Lu Bernardo
http://conhecerensinareaprender.blogspot.com

Uma janela para a matemática:

Uma janela para a matemática:

O Jogo da travessia do rio

O Jogo dos padrões 1

O Jogo dos padrões 1
(mais simples)

O Jogo dos padrões 2

O Jogo dos padrões 2
(mais difícil)

O Jogo do galo

O objectivo é colocar 3 em linha, seja na vertical, na horizontal ou na diagonal. E o mais engraçado é que "jogamos contra uma menina que está lá dentro do computador"!

Uma janela para a linguagem e literacia:

Uma janela para a linguagem e literacia:

Vejam aqui os livros virtuais!

Mais histórias no Pré Histórias!

Uma janela para pais:

Uma janela para pais:

Uma janela para os mais crescidos:

Uma janela para os mais crescidos:

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Blogue anti-cópia!