Sejam bem-vindos a esta nossa janela virtual com vista para a Sala do Arco-íris do Jardim de Cruzeiro.

Espreitem e verão aquilo que consideramos como o nosso Portfolio de Grupo, onde descrevemos e revelamos aquilo de mais significativo que fomos fazendo ao longo do tempo.

Sempre com muito prazer e empenho, pois somos 20 crianças de 5 e 6 anos, cheias de energia e vontade de descobrir coisas novas, na companhia da nossa educadora Juca, das duas estagiárias finalistas Patrícia e Filipa, da nossa animadora Amélia, da professora do ensino especial Céu e também da tarefeira Florinda. Mais tarde chegaram à nossa sala três estagiárias do 3º ano, a Cláudia, a Vânia e a Andreia.

Esperamos que gostem da nossa "companhia" e queiram conhecer a viagem que fizemos ao longo do ano lectivo 2008-2009.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Visitas de gente amiga: recebemos um grupo de alunos do 12º ano

A nossa sala é muito "concorrida"... aparecem-nos sempre visitas de gente amiga!
Foi o que aconteceu hoje com um grupo de alunos do 12º ano da Escola Secundária de Monserrate em Viana do Castelo, amigos da Margarida, que quiseram vir ao nosso jardim de infância. Claro que dissemos que sim e até convidamos "os patinhos" nossos vizinhos a virem assistir também.

Tratava-se de uma actividade integrada na disciplina de Área de Projecto, com o tema "Saúde e Diversidade Cultural" e a proposta era assistirmos a um teatro sobre o racismo e a existência de diferentes culturas.
Assim, a Ana, a Sandra, a Carolina, a Shirley, a Marisa e o André presentearam-nos com uma bela representação onde o Avô Zacarias contava uma história que faz pensar e que era mais ou menos assim:Era uma vez a Maria, uma menina branca que não se dava muito bem com pessoas diferentes, isto é, com cores de pele diferentes da dela.Encontrou a Duba-ha, uma menina negra, de África, que lhe explicou que por fora eram diferentes, mas por dentro eram iguais, ambas tinham o coração vermelho! A Maria pareceu perceber e tornou-se amiga da Duba-ha mas, ao encontrar duas outras meninas diferentes, uma cigana, a Jamila e outra chinesa, a Yang Lee, voltou a reagir mal e a não querer aproximar-se delas...
Foi então que a menina africana voltou a recordar-lhe que elas também eram apenas diferentes por fora, por dentro eram todas iguaizinhas e podiam ser amigas.
Com a ajuda da professora, a Maria aprendeu que o racismo - não gostar de pessoas de outra cor - é uma coisa má e que todos devem ser amigos, mesmo sendo diferentes.

No final conversamos um bocadinho sobre o que vimos e aprendemos essa palavra nova também - racismo - e já sabemos que é uma coisa má!

Devemos ser todos amigos apesar das nossas diferenças e é muito melhor sermos assim diferentes uns dos outros... se fôssemos todos iguais, era um bocadinho "chato", não acham?

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pela "foto-reportagem"...Mesmo não tendo estado presente, com esta apresentação e com tudo aquilo que a Margarida me contou..é como se lá tivesse estado!
Obrigada!

Uma janela para a matemática:

Uma janela para a matemática:

O Jogo da travessia do rio

O Jogo dos padrões 1

O Jogo dos padrões 1
(mais simples)

O Jogo dos padrões 2

O Jogo dos padrões 2
(mais difícil)

O Jogo do galo

O objectivo é colocar 3 em linha, seja na vertical, na horizontal ou na diagonal. E o mais engraçado é que "jogamos contra uma menina que está lá dentro do computador"!

Uma janela para a linguagem e literacia:

Uma janela para a linguagem e literacia:

Vejam aqui os livros virtuais!

Mais histórias no Pré Histórias!

Uma janela para pais:

Uma janela para pais:

Uma janela para os mais crescidos:

Uma janela para os mais crescidos:

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Blogue anti-cópia!