A nossa sala é muito "concorrida"... aparecem-nos sempre visitas de gente amiga!
Foi o que aconteceu hoje com um grupo de alunos do 12º ano da Escola Secundária de Monserrate em Viana do Castelo, amigos da Margarida, que quiseram vir ao nosso jardim de infância. Claro que dissemos que sim e até convidamos "os patinhos" nossos vizinhos a virem assistir também.
Tratava-se de uma actividade integrada na disciplina de Área de Projecto, com o tema "Saúde e Diversidade Cultural" e a proposta era assistirmos a um teatro sobre o racismo e a existência de diferentes culturas.
Assim, a Ana, a Sandra, a Carolina, a Shirley, a Marisa e o André presentearam-nos com uma bela representação onde o Avô Zacarias contava uma história que faz pensar e que era mais ou menos assim:Era uma vez a Maria, uma menina branca que não se dava muito bem com pessoas diferentes, isto é, com cores de pele diferentes da dela.Encontrou a Duba-ha, uma menina negra, de África, que lhe explicou que por fora eram diferentes, mas por dentro eram iguais, ambas tinham o coração vermelho! A Maria pareceu perceber e tornou-se amiga da Duba-ha mas, ao encontrar duas outras meninas diferentes, uma cigana, a Jamila e outra chinesa, a Yang Lee, voltou a reagir mal e a não querer aproximar-se delas... Foi então que a menina africana voltou a recordar-lhe que elas também eram apenas diferentes por fora, por dentro eram todas iguaizinhas e podiam ser amigas.
Com a ajuda da professora, a Maria aprendeu que o racismo - não gostar de pessoas de outra cor - é uma coisa má e que todos devem ser amigos, mesmo sendo diferentes.
No final conversamos um bocadinho sobre o que vimos e aprendemos essa palavra nova também - racismo - e já sabemos que é uma coisa má!
Devemos ser todos amigos apesar das nossas diferenças e é muito melhor sermos assim diferentes uns dos outros... se fôssemos todos iguais, era um bocadinho "chato", não acham?
1 comentário:
Parabéns pela "foto-reportagem"...Mesmo não tendo estado presente, com esta apresentação e com tudo aquilo que a Margarida me contou..é como se lá tivesse estado!
Obrigada!
Enviar um comentário