Sejam bem-vindos a esta nossa janela virtual com vista para a Sala do Arco-íris do Jardim de Cruzeiro.

Espreitem e verão aquilo que consideramos como o nosso Portfolio de Grupo, onde descrevemos e revelamos aquilo de mais significativo que fomos fazendo ao longo do tempo.

Sempre com muito prazer e empenho, pois somos 20 crianças de 5 e 6 anos, cheias de energia e vontade de descobrir coisas novas, na companhia da nossa educadora Juca, das duas estagiárias finalistas Patrícia e Filipa, da nossa animadora Amélia, da professora do ensino especial Céu e também da tarefeira Florinda. Mais tarde chegaram à nossa sala três estagiárias do 3º ano, a Cláudia, a Vânia e a Andreia.

Esperamos que gostem da nossa "companhia" e queiram conhecer a viagem que fizemos ao longo do ano lectivo 2008-2009.
Ocorreu um erro neste dispositivo

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Matemática no cabeleireiro !?!

O nosso projecto do cabeleireiro tem dado oportunidade para trabalharmos vários conceitos matemáticos... querem ver?

Seriação / Contagem / Formação de Conjuntos por atributos:Primeiro quanto aos materiais de cabeleireiro que nos ofereceram - e foram mesmo muitos - para a montagem: havia que seriá-los, ou seja, separá-los por semelhança / função e depois agrupá-los. 
Foi o que fizemos e de seguida contamos quantas coisas tínhamos de cada e registamos num gráfico de barras, onde as colunas têm imagens de cada tipo de objecto e onde cada um deles corresponde a um feijão (ideia nossa!). 
Conforme iam chegando mais objectos novos, fomos acrescentando feijões ao gráfico, e no final contamos os que tinham mais ou menos. 
Agora o gráfico está assim, colocado na parede:

Tamanho / Cor:
Também descobrimos que há objectos de diferentes tamanhos e cores; por exemplo, os rolos de cabelo: vimos que há rolos maiores, médios e menores e que variam também de cor, pois cada tamanho tem uma cor diferente. A Margarida até os agrupou, do mais grosso ao mais fininho...

Contas com Dinheiro:
Fizemos a nossa Tabela de Preços, mas tivemos que decidir muitas coisas primeiro:
- O que é mais fácil de fazer, tem de ser mais barato;
- O que é mais difícil, tem de ser mais caro;
No que se refere ao dinheiro a usar, optamos por:

- Temos uros de brincar e E$cudos a sério (que a Teresa truxe), mas optamos pelos €uros, pois será a moeda que vamos aprender na escola do 1º ciclo.
- Entre todas as notas e moedas de €uro, decidimos usar estas:
...e guardar estas no "cofre", pois não têm utilidade, são "valiosas" demais:

O Tiago trouxe porta-moedas e agora é só usar, respeitando os preços da tabela, é claro!

É fantástico como a matemática se esconde em quase tudo, não acham?

2 comentários:

Xinha disse...

A Matemática em Acção...
A matemática é mesmo gira e muito malandra...aparece por todo o lado.
E o vosso salão...que bem organizado...adorava ir lá para me fazerem um penteado.
Beijinhos para todos da Xinha.

Os Malandrecos disse...

muito giro e produtivo.
posso aparecer por aí na pr´xima sexta-feira para me pentearem o cabelo?
bijinhos.
isabel.

Uma janela para a matemática:

Uma janela para a matemática:

O Jogo da travessia do rio

O Jogo dos padrões 1

O Jogo dos padrões 1
(mais simples)

O Jogo dos padrões 2

O Jogo dos padrões 2
(mais difícil)

O Jogo do galo

O objectivo é colocar 3 em linha, seja na vertical, na horizontal ou na diagonal. E o mais engraçado é que "jogamos contra uma menina que está lá dentro do computador"!

Uma janela para a linguagem e literacia:

Uma janela para a linguagem e literacia:

Vejam aqui os livros virtuais!

Mais histórias no Pré Histórias!

Uma janela para pais:

Uma janela para pais:

Uma janela para os mais crescidos:

Uma janela para os mais crescidos:

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Blogue anti-cópia!