Sejam bem-vindos a esta nossa janela virtual com vista para a Sala do Arco-íris do Jardim de Cruzeiro.

Espreitem e verão aquilo que consideramos como o nosso Portfolio de Grupo, onde descrevemos e revelamos aquilo de mais significativo que fomos fazendo ao longo do tempo.

Sempre com muito prazer e empenho, pois somos 20 crianças de 5 e 6 anos, cheias de energia e vontade de descobrir coisas novas, na companhia da nossa educadora Juca, das duas estagiárias finalistas Patrícia e Filipa, da nossa animadora Amélia, da professora do ensino especial Céu e também da tarefeira Florinda. Mais tarde chegaram à nossa sala três estagiárias do 3º ano, a Cláudia, a Vânia e a Andreia.

Esperamos que gostem da nossa "companhia" e queiram conhecer a viagem que fizemos ao longo do ano lectivo 2008-2009.
Ocorreu um erro neste dispositivo

sábado, 3 de maio de 2008

Um projecto para fazer sozinho(a)...



Durante uma semana de preparativos para o Dia da Mãe, cada um de nós pensou num pequeno projecto sobre a sua mãe para desenvolver sozinho(a), ou seja, uma coisa que pensasse conseguir fazer sem necessitar de ajuda... para alguns não foi fácil, mas cada um acabou por elaborar o seu plano! Também já estamos habituados a fazer o nosso plano de trabalho todos os dias e isso ajudou um bocadinho...


Depois passamos à fase de execução: primeiro havia que procurar os materiais necessários e só então podíamos pôr as mãos ao trabalho.
Tivemos resultados interessantes: no final da semana a grande maioria conseguiu fazer o que queria, com os materiais que tinha escolhido, sem necessitar de ajuda e assim cumpriu o plano que tinha estabelecido de forma autónoma e responsável.
Através desta pequena iniciativa aprendemos algumas coisas muito importantes... por exemplo: a importância de pensar antes de fazer, a elaborar um plano para as nossas acções, a decidir os materiais que vão ser precisos e quais os mais adequados, a gerir o nosso tempo em função do que temos que fazer (guardando sempre algum para a brincadeira, é claro!) e, por fim, a confrontar o resultado imaginado com o resultado final obtido.
Se quiserem ver um quadro-síntese desta pequena iniciativa cliquem aqui.

Sem comentários:

Uma janela para a matemática:

Uma janela para a matemática:

O Jogo da travessia do rio

O Jogo dos padrões 1

O Jogo dos padrões 1
(mais simples)

O Jogo dos padrões 2

O Jogo dos padrões 2
(mais difícil)

O Jogo do galo

O objectivo é colocar 3 em linha, seja na vertical, na horizontal ou na diagonal. E o mais engraçado é que "jogamos contra uma menina que está lá dentro do computador"!

Uma janela para a linguagem e literacia:

Uma janela para a linguagem e literacia:

Vejam aqui os livros virtuais!

Mais histórias no Pré Histórias!

Uma janela para pais:

Uma janela para pais:

Uma janela para os mais crescidos:

Uma janela para os mais crescidos:

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Blogue anti-cópia!