Sejam bem-vindos a esta nossa janela virtual com vista para a Sala do Arco-íris do Jardim de Cruzeiro.

Espreitem e verão aquilo que consideramos como o nosso Portfolio de Grupo, onde descrevemos e revelamos aquilo de mais significativo que fomos fazendo ao longo do tempo.

Sempre com muito prazer e empenho, pois somos 20 crianças de 5 e 6 anos, cheias de energia e vontade de descobrir coisas novas, na companhia da nossa educadora Juca, das duas estagiárias finalistas Patrícia e Filipa, da nossa animadora Amélia, da professora do ensino especial Céu e também da tarefeira Florinda. Mais tarde chegaram à nossa sala três estagiárias do 3º ano, a Cláudia, a Vânia e a Andreia.

Esperamos que gostem da nossa "companhia" e queiram conhecer a viagem que fizemos ao longo do ano lectivo 2008-2009.

sábado, 3 de maio de 2008

“Vozes de Criança” sobre as Mães

Após observarmos no computador a apresentação PowerPoint Mães Diversas, algumas crianças fizeram comentários acerca das suas mães, de como eram, se eram ou não importantes e para o que serviam… é muito importante escutá-las, conhecer as suas opiniões e as perspectivas que têm acerca das coisas que as envolvem e que lhes dizem respeito.


Aqui fica, pois, o registo das suas palavras:


- As mães são todas diferentes… também se fossem todas iguais, como é que sabíamos qual era a nossa?

- A minha mãe vai trabalhar para ganhar dinheiro para criar os filhos.

- A minha mãe tem tempo para me ensinar coisas.

- A minha mãe também me ensina muitas coisas!

- A minha mãe é querida para mim, porque me dá carinho e amor.

- A minha mãe é minha amiga.

- A minha mãe brinca comigo.

- Eu gosto da minha mãe porque ela deixa-me ir brincar com os meus amigos.

- A mãe castiga-me quando faço asneiras e quando me porto bem faz-me miminhos.

Porque é que as mães são importantes?

- As mães são importantes porque têm dinheiro.

- Se não tiverem dinheiro não são importantes, porque assim não podem comprar roupa, nem sapatos!

- A minha mãe compra-me coisas com bonecos, do Homem-aranha e de outros...

- As mães servem para lavar a roupa.

- E também servem para fazer a comida.

- As mães fazem as camas.

- As mães põem a nossa roupa a secar.

- Todos os meninos gostam muito das suas mães, porque elas é que tomam conta de nós!


Utilizando a “Pedagogia da Escuta” o educador está atento e tem a sensibilidade necessária para ouvir as cem linguagens da criança, os símbolos e códigos que esta usa para se expressar, promovendo o diálogo, a comunicação e a aprendizagem significativa.

Como diz um antigo provérbio chinês: "Dois homens olham por uma janela. Um vê as grades, o outro as estrelas". Assim são os seres humanos na sua diversidade. Cada um deve ter a opção de ver o que quer…

Cabe-nos a nós, adultos, termos uma postura de educadores que escutam, que dão espaço às múltiplas linguagens e formas de comunicação que a criança utiliza para se expressar, de modo a atingir o objectivo mais importante: o desenvolvimento saudável e harmonioso de todas as crianças.

Sugestão:
Quem quiser aprofundar um pouco o conhecimento acerca da "Pedagogia da Escuta" de Loris Malaguzzi, consulte este documento ou faça uma visita a este endereço. Para conhecer uma poesia de Loris Malaguzzi sobre as "Cem linguagens da Criança", espreitem pela nossa "janela da poesia".


Sem comentários:

Uma janela para a matemática:

Uma janela para a matemática:

O Jogo da travessia do rio

O Jogo dos padrões 1

O Jogo dos padrões 1
(mais simples)

O Jogo dos padrões 2

O Jogo dos padrões 2
(mais difícil)

O Jogo do galo

O objectivo é colocar 3 em linha, seja na vertical, na horizontal ou na diagonal. E o mais engraçado é que "jogamos contra uma menina que está lá dentro do computador"!

Uma janela para a linguagem e literacia:

Uma janela para a linguagem e literacia:

Vejam aqui os livros virtuais!

Mais histórias no Pré Histórias!

Uma janela para pais:

Uma janela para pais:

Uma janela para os mais crescidos:

Uma janela para os mais crescidos:

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Blogue anti-cópia!