Após observarmos no computador a apresentação PowerPoint “Mães Diversas”, algumas crianças fizeram comentários acerca das suas mães, de como eram, se eram ou não importantes e para o que serviam… é muito importante escutá-las, conhecer as suas opiniões e as perspectivas que têm acerca das coisas que as envolvem e que lhes dizem respeito.
Aqui fica, pois, o registo das suas palavras:
- As mães são todas diferentes… também se fossem todas iguais, como é que sabíamos qual era a nossa?
- A minha mãe vai trabalhar para ganhar dinheiro para criar os filhos.
- A minha mãe tem tempo para me ensinar coisas.
- A minha mãe também me ensina muitas coisas!
- A minha mãe é querida para mim, porque me dá carinho e amor.
- A minha mãe é minha amiga.
- A minha mãe brinca comigo.
- Eu gosto da minha mãe porque ela deixa-me ir brincar com os meus amigos.
- A mãe castiga-me quando faço asneiras e quando me porto bem faz-me miminhos.
Porque é que as mães são importantes?
- As mães são importantes porque têm dinheiro.
- Se não tiverem dinheiro não são importantes, porque assim não podem comprar roupa, nem sapatos!
- A minha mãe compra-me coisas com bonecos, do Homem-aranha e de outros...
- As mães servem para lavar a roupa.
- E também servem para fazer a comida.
- As mães fazem as camas.
- As mães põem a nossa roupa a secar.
- Todos os meninos gostam muito das suas mães, porque elas é que tomam conta de nós!
Utilizando a “Pedagogia da Escuta” o educador está atento e tem a sensibilidade necessária para ouvir as cem linguagens da criança, os símbolos e códigos que esta usa para se expressar, promovendo o diálogo, a comunicação e a aprendizagem significativa.
Como diz um antigo provérbio chinês: "Dois homens olham por uma janela. Um vê as grades, o outro as estrelas". Assim são os seres humanos na sua diversidade. Cada um deve ter a opção de ver o que quer…
Cabe-nos a nós, adultos, termos uma postura de educadores que escutam, que dão espaço às múltiplas linguagens e formas de comunicação que a criança utiliza para se expressar, de modo a atingir o objectivo mais importante: o desenvolvimento saudável e harmonioso de todas as crianças.
Sugestão:
Quem quiser aprofundar um pouco o conhecimento acerca da "Pedagogia da Escuta" de Loris Malaguzzi, consulte este documento ou faça uma visita a este endereço. Para conhecer uma poesia de Loris Malaguzzi sobre as "Cem linguagens da Criança", espreitem pela nossa "janela da poesia".
Sem comentários:
Enviar um comentário