Sejam bem-vindos a esta nossa janela virtual com vista para a Sala do Arco-íris do Jardim de Cruzeiro.

Espreitem e verão aquilo que consideramos como o nosso Portfolio de Grupo, onde descrevemos e revelamos aquilo de mais significativo que fomos fazendo ao longo do tempo.

Sempre com muito prazer e empenho, pois somos 20 crianças de 5 e 6 anos, cheias de energia e vontade de descobrir coisas novas, na companhia da nossa educadora Juca, das duas estagiárias finalistas Patrícia e Filipa, da nossa animadora Amélia, da professora do ensino especial Céu e também da tarefeira Florinda. Mais tarde chegaram à nossa sala três estagiárias do 3º ano, a Cláudia, a Vânia e a Andreia.

Esperamos que gostem da nossa "companhia" e queiram conhecer a viagem que fizemos ao longo do ano lectivo 2008-2009.
Ocorreu um erro neste dispositivo

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O nosso aquário já não está vazio...

Desde a última notícia sobre este assunto, muitas coisas aconteceram...
Primeiro, o peixinho enviou-nos uma nova mensagem, desta vez a perguntar se poderia trazer um amigo com ele, para viver também no aquário da nossa sala. Querem espreitar? Vejam aqui:


Claro que todos respondemos sim, que podia trazer o seu amigo! Nós também gostamos de estar com os nossos amigos, por isso é natural que o peixinho não queira ficar sozinho...

Então, no dia seguinte, a nossa estagiária Patrícia revelou-nos a surpresa: os peixinhos já tinham "feito as malas" e entrado a bordo do frasco que os iria trazer para a nossa sala! Ficamos tão contentes que até nos apetecia gritar, mas já sabemos que não pode ser... parece que os peixinhos não gostam nada de barulho!


Estivemos a olhar para eles, tão engraçados dentro do frasco e depois passámo-los para um saco plástico com água, pois explicaram-nos que eles têm de se ambientar à temperatura da água do aquário, para não estranharem a diferença. O Rafael até perguntou qual era a temperatura da água e tivemos que ir consultar o termómetro: marcava 19º, nada mau...

Dali a algum tempo abrimos o saco e deixámo-los nadar livremente; ficaram tão contentes que nadaram para um lado e para outro muito depressa, como se tivessem muita vontade de conhecer a nova casa! Logo a seguir demos-lhes um pouquinho de comida, pouquinha, porque eles têm um estômago pequenino, o que deu lugar a uma nova tarefa no Quadro das Tarefas: alimentar os peixinhos.

No dia seguinte a nossa professora contou-nos uma história mesmo a propósito: chamava-se "O peixinho Arco-íris" e contava o que aconteceu a um peixinho muito colorido que não sabia partilhar e, por isso, não tinha amigos. Depois de ouvir e representar a história através do desenho, tivemos a ideia de fazer um painel com um peixinho arco-íris ENORME e muito brilhante e colorido. Ainda não está pronto, porque esta semana foi muito atarefada, mas quando estiver nós mostramos como ficou.

Mais tarde estivemos a pensar em nomes giros para pôr aos nossos peixinhos; apareceram algumas ideias um pouco "tolinhas", que foram logo recusadas pelo grupo (nomes de pessoas e de animais, por exemplo) mas, após algumas tentativas, começaram a aparecer as ideias boas que estavam guardadinhas lá mais no fundo... estivemos então a negociar, até chegar a um impasse: todos gostavam do nome "arco-íris", tal como a nossa sala ou o peixinho da história, mas eram precisos dois nomes, como iríamos fazer?

A professora escreveu ARCO-ÍRIS no quadro e nós descobrimos que, afinal, não era uma palavra só, eram duas unidas por um tracinho!


Estava o problema resolvido:

- Olha, professora, um peixe fica a ser o ARCO, e o outro é a ÍRIS!


Só faltava mesmo decidir quem era quem e todos concordaram que Arco seria o peixinho que é mais branco, enquanto que Íris, seria o que é mais cor-de-laranja. Assim foi e os nossos peixinhos ficaram assim "baptizados".

A Mariana fez o registo, para não acontecer de lhes trocarmos os nomes e agora temos dois novos amigos na sala, de quem temos que cuidar, o que fazemos com todo o gosto!



Também gostamos de os observar e de ver os seus movimentos dentro do aquário.
É muito bom ter peixinhos na sala.

4 comentários:

Alda disse...

Parabéns , os vossos peixinhos Arco e Íris são mesmo giros. Beijinhos da Alda do Miminhos e carinhos

Educadora de Infância disse...

Obrigada Alda, tanto por nós, como pelo Arco e pelo Íris.
Gostamos muito de receber o teu comentário. Volta sempre!

Educadora de Infância disse...

Devido a algum problema técnico, uma mensagem aqui deixada não aparece no blogue, tendo entrado por via do correio electrónico. Mas, para que todos a conheçam, aqui fica:

Maria do Céu deixou um novo comentário na sua mensagem "À espera de um peixinho para o nosso aquário...":

Olá meninos da sala do arco-íris:

O nosso amigo Pedro Afonso gostou muito dos peixes e por isso pediu-me ajuda para vos dizer que gostava de trazer uma surpresa para a nossa sala.
O que será que ele quer trazer?
Os meninos têm alguma ideia do que será?
Eu acho que sei...
Vamos esperar pela resposta.
Beijinhos da professora Céu.

Educadora de Infância disse...

E agora a resposta:

Os coleguinhas de sala do Pedrinho ficaram muito surpreendidos com esta mensagem...

Mas, como acham que ele gosta muito dos peixinhos, pensam que a surpresa será... outro peixinho!
Será que têm razão?

E então não é que, ao conversarmos sobre o assunto, até quiseram ver as fotos do Pedrinho na piscina? E adoraram ver o que ele faz quando não está na escola.

A partir da próxima semana veremos o que será a surpresa, não é professora Céu?

Beijinhos de todos os meninos e meninas da Sala do Arco-íris e obrigada pela mensagem!

Uma janela para a matemática:

Uma janela para a matemática:

O Jogo da travessia do rio

O Jogo dos padrões 1

O Jogo dos padrões 1
(mais simples)

O Jogo dos padrões 2

O Jogo dos padrões 2
(mais difícil)

O Jogo do galo

O objectivo é colocar 3 em linha, seja na vertical, na horizontal ou na diagonal. E o mais engraçado é que "jogamos contra uma menina que está lá dentro do computador"!

Uma janela para a linguagem e literacia:

Uma janela para a linguagem e literacia:

Vejam aqui os livros virtuais!

Mais histórias no Pré Histórias!

Uma janela para pais:

Uma janela para pais:

Uma janela para os mais crescidos:

Uma janela para os mais crescidos:

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Blogue anti-cópia!