Sejam bem-vindos a esta nossa janela virtual com vista para a Sala do Arco-íris do Jardim de Cruzeiro.

Espreitem e verão aquilo que consideramos como o nosso Portfolio de Grupo, onde descrevemos e revelamos aquilo de mais significativo que fomos fazendo ao longo do tempo.

Sempre com muito prazer e empenho, pois somos 20 crianças de 5 e 6 anos, cheias de energia e vontade de descobrir coisas novas, na companhia da nossa educadora Juca, das duas estagiárias finalistas Patrícia e Filipa, da nossa animadora Amélia, da professora do ensino especial Céu e também da tarefeira Florinda. Mais tarde chegaram à nossa sala três estagiárias do 3º ano, a Cláudia, a Vânia e a Andreia.

Esperamos que gostem da nossa "companhia" e queiram conhecer a viagem que fizemos ao longo do ano lectivo 2008-2009.

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O nosso aquário já não está vazio...

Desde a última notícia sobre este assunto, muitas coisas aconteceram...
Primeiro, o peixinho enviou-nos uma nova mensagem, desta vez a perguntar se poderia trazer um amigo com ele, para viver também no aquário da nossa sala. Querem espreitar? Vejam aqui:


Claro que todos respondemos sim, que podia trazer o seu amigo! Nós também gostamos de estar com os nossos amigos, por isso é natural que o peixinho não queira ficar sozinho...

Então, no dia seguinte, a nossa estagiária Patrícia revelou-nos a surpresa: os peixinhos já tinham "feito as malas" e entrado a bordo do frasco que os iria trazer para a nossa sala! Ficamos tão contentes que até nos apetecia gritar, mas já sabemos que não pode ser... parece que os peixinhos não gostam nada de barulho!


Estivemos a olhar para eles, tão engraçados dentro do frasco e depois passámo-los para um saco plástico com água, pois explicaram-nos que eles têm de se ambientar à temperatura da água do aquário, para não estranharem a diferença. O Rafael até perguntou qual era a temperatura da água e tivemos que ir consultar o termómetro: marcava 19º, nada mau...

Dali a algum tempo abrimos o saco e deixámo-los nadar livremente; ficaram tão contentes que nadaram para um lado e para outro muito depressa, como se tivessem muita vontade de conhecer a nova casa! Logo a seguir demos-lhes um pouquinho de comida, pouquinha, porque eles têm um estômago pequenino, o que deu lugar a uma nova tarefa no Quadro das Tarefas: alimentar os peixinhos.

No dia seguinte a nossa professora contou-nos uma história mesmo a propósito: chamava-se "O peixinho Arco-íris" e contava o que aconteceu a um peixinho muito colorido que não sabia partilhar e, por isso, não tinha amigos. Depois de ouvir e representar a história através do desenho, tivemos a ideia de fazer um painel com um peixinho arco-íris ENORME e muito brilhante e colorido. Ainda não está pronto, porque esta semana foi muito atarefada, mas quando estiver nós mostramos como ficou.

Mais tarde estivemos a pensar em nomes giros para pôr aos nossos peixinhos; apareceram algumas ideias um pouco "tolinhas", que foram logo recusadas pelo grupo (nomes de pessoas e de animais, por exemplo) mas, após algumas tentativas, começaram a aparecer as ideias boas que estavam guardadinhas lá mais no fundo... estivemos então a negociar, até chegar a um impasse: todos gostavam do nome "arco-íris", tal como a nossa sala ou o peixinho da história, mas eram precisos dois nomes, como iríamos fazer?

A professora escreveu ARCO-ÍRIS no quadro e nós descobrimos que, afinal, não era uma palavra só, eram duas unidas por um tracinho!


Estava o problema resolvido:

- Olha, professora, um peixe fica a ser o ARCO, e o outro é a ÍRIS!


Só faltava mesmo decidir quem era quem e todos concordaram que Arco seria o peixinho que é mais branco, enquanto que Íris, seria o que é mais cor-de-laranja. Assim foi e os nossos peixinhos ficaram assim "baptizados".

A Mariana fez o registo, para não acontecer de lhes trocarmos os nomes e agora temos dois novos amigos na sala, de quem temos que cuidar, o que fazemos com todo o gosto!



Também gostamos de os observar e de ver os seus movimentos dentro do aquário.
É muito bom ter peixinhos na sala.

4 comentários:

Alda disse...

Parabéns , os vossos peixinhos Arco e Íris são mesmo giros. Beijinhos da Alda do Miminhos e carinhos

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Obrigada Alda, tanto por nós, como pelo Arco e pelo Íris.
Gostamos muito de receber o teu comentário. Volta sempre!

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Devido a algum problema técnico, uma mensagem aqui deixada não aparece no blogue, tendo entrado por via do correio electrónico. Mas, para que todos a conheçam, aqui fica:

Maria do Céu deixou um novo comentário na sua mensagem "À espera de um peixinho para o nosso aquário...":

Olá meninos da sala do arco-íris:

O nosso amigo Pedro Afonso gostou muito dos peixes e por isso pediu-me ajuda para vos dizer que gostava de trazer uma surpresa para a nossa sala.
O que será que ele quer trazer?
Os meninos têm alguma ideia do que será?
Eu acho que sei...
Vamos esperar pela resposta.
Beijinhos da professora Céu.

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

E agora a resposta:

Os coleguinhas de sala do Pedrinho ficaram muito surpreendidos com esta mensagem...

Mas, como acham que ele gosta muito dos peixinhos, pensam que a surpresa será... outro peixinho!
Será que têm razão?

E então não é que, ao conversarmos sobre o assunto, até quiseram ver as fotos do Pedrinho na piscina? E adoraram ver o que ele faz quando não está na escola.

A partir da próxima semana veremos o que será a surpresa, não é professora Céu?

Beijinhos de todos os meninos e meninas da Sala do Arco-íris e obrigada pela mensagem!

Uma janela para a matemática:

Uma janela para a matemática:

O Jogo da travessia do rio

O Jogo dos padrões 1

O Jogo dos padrões 1
(mais simples)

O Jogo dos padrões 2

O Jogo dos padrões 2
(mais difícil)

O Jogo do galo

O objectivo é colocar 3 em linha, seja na vertical, na horizontal ou na diagonal. E o mais engraçado é que "jogamos contra uma menina que está lá dentro do computador"!

Uma janela para a linguagem e literacia:

Uma janela para a linguagem e literacia:

Vejam aqui os livros virtuais!

Mais histórias no Pré Histórias!

Uma janela para pais:

Uma janela para pais:

Uma janela para os mais crescidos:

Uma janela para os mais crescidos:

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Blogue anti-cópia!