Sejam bem-vindos a esta nossa janela virtual com vista para a Sala do Arco-íris do Jardim de Cruzeiro.

Espreitem e verão aquilo que consideramos como o nosso Portfolio de Grupo, onde descrevemos e revelamos aquilo de mais significativo que fomos fazendo ao longo do tempo.

Sempre com muito prazer e empenho, pois somos 20 crianças de 5 e 6 anos, cheias de energia e vontade de descobrir coisas novas, na companhia da nossa educadora Juca, das duas estagiárias finalistas Patrícia e Filipa, da nossa animadora Amélia, da professora do ensino especial Céu e também da tarefeira Florinda. Mais tarde chegaram à nossa sala três estagiárias do 3º ano, a Cláudia, a Vânia e a Andreia.

Esperamos que gostem da nossa "companhia" e queiram conhecer a viagem que fizemos ao longo do ano lectivo 2008-2009.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Tarefas de Natal...

Depois de termos conversado sobre o que queremos fazer para este Natal, registamos tudo num "Quadro de Tarefas de Natal", onde se indica tudo o que há a fazer e quem o faz.

É um Quadro de entrada simples que tem, de um lado as tarefas (decorar o pinheirinho, montar o presépio, fazer a prendinha e o postal para os nossos pais - isto é segredo, não contem a ninguém! - escrever a carta ao Pai Natal, escrever outra carta de todos os meninos para o Pai Natal dos Correios, aprender canções de Natal, ensaiar a nossa participação na Festa de Natal, ufa!...) e do outro os nomes dos meninos que as vão desempenhar (logo que esteja concluído, com as imagens coladas e tudo colocamos aqui uma fotografia).

Então hoje começamos a escrever as nossas cartas ao Pai Natal, após pensarmos um pouquinho sobre o que haveríamos de pedir, pois já temos tantas coisas... e há meninos no mundo que não têm tudo o que precisam, mas nós também já estamos a tratar desse assunto! Depois daremos novidades...

Desta vez as cartas não foram escritas "à mão", pois decidimos mandá-las por e-mail, para chegarem mais rapidamente ao Pólo Norte. Assim, entramos no site http://natal.com.pt/carta-pai-natal, onde está tudo o que é necessário à nossa disposição.

Depois cada um escreveu o seu nome próprio e a sua idade no teclado do computador, e escolheu 3 presentes, que a nossa educadora escreveu no lugar certo da carta, para que o Pai Natal possa ter possibilidade de escolha... de seguida construímos uma frase, com uma mensagem destinada ao Pai Natal e clicamos no botão


E lá foi ela... até recebemos a confirmação de que já tinha chegado ao Pólo Norte!
Depois ainda pudemos imprimir as nossas cartas, para as decorarmos com desenhos e/ou colagens sobre os presentes escolhidos e também obter o código que nos permitiu colocar uma ligação para elas aqui no blogue, para que as possam consultar se quiserem. Estão na barra lateral, mas alguns de nós ainda a irão fazer na próxima semana.

Fixe, não acham? Escrever ao Pai Natal também já não é o que era...


2 comentários:

Os Malandrecos disse...

Não é mesmo.
Será que também eu poderei escrever uma carta ao Pai-Natal?
Que acham meninos de Cruzeiro?
Eu também me porto bem.
Beijinhos em todos vocês.
Isabel

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Olá Isabel e malandrecos,

Todas as pessoas podem escrever a sua carta ao Pai Natal desta forma, sejam grandes ou pequenas...

Convém é que realmente se portem bem, pois ele pergunta isso mesmo... mas é o caso dos Malandrecos e da sua educadora, não é?

Beijinhos para todos e bom fim de semana prolongado

Uma janela para a matemática:

Uma janela para a matemática:

O Jogo da travessia do rio

O Jogo dos padrões 1

O Jogo dos padrões 1
(mais simples)

O Jogo dos padrões 2

O Jogo dos padrões 2
(mais difícil)

O Jogo do galo

O objectivo é colocar 3 em linha, seja na vertical, na horizontal ou na diagonal. E o mais engraçado é que "jogamos contra uma menina que está lá dentro do computador"!

Uma janela para a linguagem e literacia:

Uma janela para a linguagem e literacia:

Vejam aqui os livros virtuais!

Mais histórias no Pré Histórias!

Uma janela para pais:

Uma janela para pais:

Uma janela para os mais crescidos:

Uma janela para os mais crescidos:

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Blogue anti-cópia!