Sejam bem-vindos a esta nossa janela virtual com vista para a Sala do Arco-íris do Jardim de Cruzeiro.

Espreitem e verão aquilo que consideramos como o nosso Portfolio de Grupo, onde descrevemos e revelamos aquilo de mais significativo que fomos fazendo ao longo do tempo.

Sempre com muito prazer e empenho, pois somos 20 crianças de 5 e 6 anos, cheias de energia e vontade de descobrir coisas novas, na companhia da nossa educadora Juca, das duas estagiárias finalistas Patrícia e Filipa, da nossa animadora Amélia, da professora do ensino especial Céu e também da tarefeira Florinda. Mais tarde chegaram à nossa sala três estagiárias do 3º ano, a Cláudia, a Vânia e a Andreia.

Esperamos que gostem da nossa "companhia" e queiram conhecer a viagem que fizemos ao longo do ano lectivo 2008-2009.

sábado, 10 de janeiro de 2009

Chegou o Inverno!

Após presenciarmos os seus efeitos, pelo frio que sentimos e até pelos pequeninos flocos de neve que vimos cair no caminho para a escola ontem de manhã, deu-nos vontade de fazer... bonecos de neve!

Mas como a neve "a sério" não era suficiente para isso, tivemos que pensar em alternativas: com pasta de enchimento criamos um boneco de neve grande para decorar o placar de entrada do Jardim de Infância e logo depois quisemos fazer-lhe companheiros mais pequenos, para que não se sentisse sozinho... (depois colocamos as imagens).

Também conhecemos a história do "Sr. Ano e as 4 Estações" que estava disponível já aqui no blogue e ela ajudou-nos a compreender algumas coisas, como a distribuição dos meses pelas estações e a sua sequência temporal.
As conversas que surgiram foram mais ou menos assim:

- Estamos no Inverno, a seguir vem...
- A Primavera! E vamos para a praia com a escola!
- E depois? Qual é a estação do ano que se segue à Primavera?
- É o calor, o Verão!

- Sabiam que depois das férias de Verão, mais nenhum menino vai continuar nesta sala... é altura de recomeçar a escola e vocês todos vão lá para cima,para a escola do 1º ciclo!

- Oh, professora, não digas isso...

- Deixa lá, ainda falta muito tempo e a professora vai lá visitar-nos!


Depois passamos para os flocos de neve e fizemo-los com papel normal e com papel vegetal, que é mais leve e transparente e os ficaram muito giros! Basta uma folha (ou um bocadinho) de papel branco, de preferência e uma tesoura; depois dobramos a meio, outra vez a meio , outra e outra... finalmente fizemos recortes a gosto, principalmente em forma de triângulos.
E o resultado foi...










Agora vamos continuar a criar, a aprender e a descobrir coisas novas sobre o Inverno e depois colocaremos aqui as fotografias das nossas aventuras...

Sem comentários:

Uma janela para a matemática:

Uma janela para a matemática:

O Jogo da travessia do rio

O Jogo dos padrões 1

O Jogo dos padrões 1
(mais simples)

O Jogo dos padrões 2

O Jogo dos padrões 2
(mais difícil)

O Jogo do galo

O objectivo é colocar 3 em linha, seja na vertical, na horizontal ou na diagonal. E o mais engraçado é que "jogamos contra uma menina que está lá dentro do computador"!

Uma janela para a linguagem e literacia:

Uma janela para a linguagem e literacia:

Vejam aqui os livros virtuais!

Mais histórias no Pré Histórias!

Uma janela para pais:

Uma janela para pais:

Uma janela para os mais crescidos:

Uma janela para os mais crescidos:

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Blogue anti-cópia!