Sejam bem-vindos a esta nossa janela virtual com vista para a Sala do Arco-íris do Jardim de Cruzeiro.

Espreitem e verão aquilo que consideramos como o nosso Portfolio de Grupo, onde descrevemos e revelamos aquilo de mais significativo que fomos fazendo ao longo do tempo.

Sempre com muito prazer e empenho, pois somos 20 crianças de 5 e 6 anos, cheias de energia e vontade de descobrir coisas novas, na companhia da nossa educadora Juca, das duas estagiárias finalistas Patrícia e Filipa, da nossa animadora Amélia, da professora do ensino especial Céu e também da tarefeira Florinda. Mais tarde chegaram à nossa sala três estagiárias do 3º ano, a Cláudia, a Vânia e a Andreia.

Esperamos que gostem da nossa "companhia" e queiram conhecer a viagem que fizemos ao longo do ano lectivo 2008-2009.
Ocorreu um erro neste dispositivo

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Uma pauta musical...não convencional!

Fizemos uma actividade musical muito divertida...
Estivemos a reproduzir, com instrumentos musicais ( maracas, triângulos, pandeiretas e clavas) e palmas a música "Marcha Turca", de Mozart, através da visualização de uma pauta não convencional... que é uma pauta que, em vez de ter símbolos (notas musicais, claves de sol...) tem imagens. Aqui está ela:

Depois de apresentada a actividade pela Filipa, começamos a ouvir e a treinar, também com a ajuda da Patrícia - cada parte da música era acompanhada pelo instrumento que aparecia na pauta e tocava tantas vezes quantos os batimentos que aí apareciam.

Complicado? Parece, mas não foi, foi até muito giro, nem queríamos parar:

- Vá lá... só mais uma vez!!!










Por fim apresentamos o resultado aos meninos da Sala dos Patinhos e até à Professora Ilda, quando veio para a Aula de Música...haviam de ver que admirada e contente ela ficou!











Então não é que ela usa estas pautas para meninos crescidos, e nós já somos capazes de fazer o mesmo trabalho?

Se quiserem escutar o nosso acompanhamento da "Marcha Turca", cliquem aqui:



Parece que estamos de parabéns... somos uns músicos!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Nas fotografias vê-se cada criança sentada na sua cadeira com uma mesa à frente. Quem dinamiza a actividade tem algum objectivo especifico neste tipo de organização de grupo durante a actividade de Jardim de Infância?

Educadora de Infância disse...

Embora o comentário seja anónimo, achei por bem esclarecer a dúvida que coloca:

A área da mesa grande a que se refere (onde as crianças se encontram nas imagens) é a área de reunião de grande grupo, onde todos nos juntamos diariamente para fazer as rotinas, conversar, ouvir histórias, cantar, planear o dia, etc. e foi escolhido este formato por facilitar a visualização de todos os elementos do grupo, a interacção entre eles e a atenção ao que se passa, nomeadamente aos quadros de responsabilidade, necessários à dinâmica da sala.

Dadas as limitações de espaço na sala, esta e qualquer outra actividade que decorra em simultâneo com todas as crianças do grupo, não podem realizar-se em outro local que não este, a não ser que a actividade em causa implique a saída para outro espaço como, por exemplo, as sessões de motricidade que decorrem num espaço polivalente, o qual não tem as condições necessárias ao desenvolvimento de uma actividade deste teor;

Para além disso, as crianças, quando colocadas nesta disposição, têm uma boa visibilidade da pauta que estão a acompanhar e a mesa, em vez de complicar, ajuda, pois é um ponto de apoio, o que facilita o bom desenrolar da actividade.

Espero ter ajudado a esclarecer a dúvida e a compreender a base de funcionamento do grupo e a dinâmica da sala.

A Educadora.

Uma janela para a matemática:

Uma janela para a matemática:

O Jogo da travessia do rio

O Jogo dos padrões 1

O Jogo dos padrões 1
(mais simples)

O Jogo dos padrões 2

O Jogo dos padrões 2
(mais difícil)

O Jogo do galo

O objectivo é colocar 3 em linha, seja na vertical, na horizontal ou na diagonal. E o mais engraçado é que "jogamos contra uma menina que está lá dentro do computador"!

Uma janela para a linguagem e literacia:

Uma janela para a linguagem e literacia:

Vejam aqui os livros virtuais!

Mais histórias no Pré Histórias!

Uma janela para pais:

Uma janela para pais:

Uma janela para os mais crescidos:

Uma janela para os mais crescidos:

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Blogue anti-cópia!