Estivemos a reproduzir, com instrumentos musicais ( maracas, triângulos, pandeiretas e clavas) e palmas a música "Marcha Turca", de Mozart, através da visualização de uma pauta não convencional... que é uma pauta que, em vez de ter símbolos (notas musicais, claves de sol...) tem imagens. Aqui está ela:
Depois de apresentada a actividade pela Filipa, começamos a ouvir e a treinar, também com a ajuda da Patrícia - cada parte da música era acompanhada pelo instrumento que aparecia na pauta e tocava tantas vezes quantos os batimentos que aí apareciam.
Complicado? Parece, mas não foi, foi até muito giro, nem queríamos parar:- Vá lá... só mais uma vez!!!
Por fim apresentamos o resultado aos meninos da Sala dos Patinhos e até à Professora Ilda, quando veio para a Aula de Música...haviam de ver que admirada e contente ela ficou!
Então não é que ela usa estas pautas para meninos crescidos, e nós já somos capazes de fazer o mesmo trabalho?
Se quiserem escutar o nosso acompanhamento da "Marcha Turca", cliquem aqui:
Parece que estamos de parabéns... somos uns músicos!!!
2 comentários:
Nas fotografias vê-se cada criança sentada na sua cadeira com uma mesa à frente. Quem dinamiza a actividade tem algum objectivo especifico neste tipo de organização de grupo durante a actividade de Jardim de Infância?
Embora o comentário seja anónimo, achei por bem esclarecer a dúvida que coloca:
A área da mesa grande a que se refere (onde as crianças se encontram nas imagens) é a área de reunião de grande grupo, onde todos nos juntamos diariamente para fazer as rotinas, conversar, ouvir histórias, cantar, planear o dia, etc. e foi escolhido este formato por facilitar a visualização de todos os elementos do grupo, a interacção entre eles e a atenção ao que se passa, nomeadamente aos quadros de responsabilidade, necessários à dinâmica da sala.
Dadas as limitações de espaço na sala, esta e qualquer outra actividade que decorra em simultâneo com todas as crianças do grupo, não podem realizar-se em outro local que não este, a não ser que a actividade em causa implique a saída para outro espaço como, por exemplo, as sessões de motricidade que decorrem num espaço polivalente, o qual não tem as condições necessárias ao desenvolvimento de uma actividade deste teor;
Para além disso, as crianças, quando colocadas nesta disposição, têm uma boa visibilidade da pauta que estão a acompanhar e a mesa, em vez de complicar, ajuda, pois é um ponto de apoio, o que facilita o bom desenrolar da actividade.
Espero ter ajudado a esclarecer a dúvida e a compreender a base de funcionamento do grupo e a dinâmica da sala.
A Educadora.
Enviar um comentário