Claro que deixa todos os blogueiros contemplados felizes, ao verem reconhecido o seu trabalho por outros que, como eles, dedicam algum do seu tempo a divulgar aquilo de que mais gostam.
No entanto, por vezes, a catadupa de prémios que chegam, alguns com regras "exigentes" e com a definição de nomeações para prolongar a cadeia, nem sempre é simples de manter, pois exige tempo, que não abunda e que poderá ser despendido de forma mais produtiva, por exemplo, mantendo o blogue sempre actualizado (o que também requer o seu esforço...)
Assim, optaremos por colocar todos prémios que nos forem atribuídos na janela lateral "prendinhas que recebemos", onde já estão, com a indicação de quem nos atribuiu cada um, mas não prometemos seguir todas as regras que cada um deles exige... não nos levem a mal por isso!
Indicaremos aqui, a propósito, e para finalizar em beleza, um selo e um desafio.
O selo "caiu do céu" e foi-nos oferecido pela Vaniusca, uma colega das nossas estagiárias Patrícia e Filipa.

Dedicamo-lo a todos os que nos visitam, pois são sempre muito bem vindos!
Quanto ao desafio, veio dos nossos amigos da Brandoa e da Educadora Luz do Pequenos Passos e consiste na escrita de um texto a partir de uma frase.
As regras são:1 - agarrar o livro mais próximo;
2 - abrir na página 161;
3 - procurar a 6ª frase;
4 - colocar a frase completa no blogue;
5 - produzir um texto a partir dessa frase;
6 - repassar a "tarefa" para 5 pessoas.
Interessante, não?
Então aqui vai:
Livro:
"Pedagogia(s) da Infância: dialogando com o passado, construindo o futuro"
de Júlia Oliveira-Formosinho, Tizuko Morchida Kishimoto e Mônica Appezzato Pinazza. (minhas professoras na parte curricular de Mestrado na U.M.) Porto Alegre: Artmed, 2007."Pedagogia(s) da Infância: dialogando com o passado, construindo o futuro"
Frase da 6ª linha da pág. 161:
"A grande importância do trabalho-jogo, porém, encontra-se no princípio de que a educação é apenas o desenvolvimento do poder de manifestar e expressar o próprio eu".
Texto:
Esta frase revela o que de mais importante há na educação de infância, a sua essência, a sua especificidade - a valorização da vertente lúdica na construção da própria aprendizagem, de uma forma intencional, activa e competente, pela própria criança, com base nas suas motivações, nos seus interesses e necessidades, nas suas escolhas autónomas e responsáveis, à sua maneira.
Quando a criança é actor do seu próprio desenvolvimento e o faz num contexto em que lhe dado o direito à participação, ela poderá crescer de forma harmoniosa mas singular, única, ao seu ritmo.
Que a etapa da educação pré-escolar não seja uma mera fase de preparação para o que vem a seguir, mas que seja preenchida com vivências ricas de significado e de oportunidades de desenvolvimento, que a motivem a gostar de aprender e descobrir sempre mais.
Passamos este desafio a quem pensamos que o pode apreciar, em quadrantes diferentes:Quando a criança é actor do seu próprio desenvolvimento e o faz num contexto em que lhe dado o direito à participação, ela poderá crescer de forma harmoniosa mas singular, única, ao seu ritmo.
Que a etapa da educação pré-escolar não seja uma mera fase de preparação para o que vem a seguir, mas que seja preenchida com vivências ricas de significado e de oportunidades de desenvolvimento, que a motivem a gostar de aprender e descobrir sempre mais.
Miminhos e Carinhos - JI
Jardim de Monserrate - JI
Os Malandrecos - JI
As letrinhas do Gil - 1º ciclo
Arcacomum - Comunidade de prática para educadores de infância
À conversa com pais - Psicologia Educacional
Aguardamos reacções...
4 comentários:
olá Ju, de facto a blogosfera também tem destas modas simpáticas mas que a mim me deixam um bocado embaraçada por de facto não ter tempo para algumas das regras exigidas. Também já tinha tomado a decisão que tomaste, vou colocar os selinhos , agradecer os selinhos, mas é-me imoossível fazer postagens e passar desafios por cada prémio recebido.
Quanto ao desafio, fa-lo-ei com todo o gosto, mas o díficil díficil é arranjar um livro infantil com 161 páginas. Vou procurar na minha biblioteca de Educação de Infância a ver o que pode arranjar.
Beijinhos.
Obrigada.
Isabel
Olá Juca,
como sabes eu sou uma daquelas blogeiras avessas a selos, sendo esta minha posição, já largamente explícita nos meus blogues, no entanto, este desafio parece-me diferente, uma vez que, em minha opinião, a troca de selos por si só, torna-se numa espécie de troca de galhardetes sem muito significado, isto é, como já expliquei uma vez à Luz, para mim as nomeações revelam-se não no número de selos, mas sim no número de visitantes.
Apesar disto, este teu desafio parece-me diferente dos restantes, a partir dele vai existir a criação de alguma coisa...
Acho que vou arriscar (esperando não abrir precedentes LOL) pois o tempo não abunda...
Beijinhos
Agora que li o comentário dos Malandrecos, fiquei com esta dúvida, tem de ser um livro infantil???
Olá Alda,
Não foi essa a interpretação que fiz quando recebi o desafio; no entanto penso que cada um poderá pegar no livro que bem entender...
Dadas as características do blogue do jardim de cruzeiro, optei por um livro de teor pedagógico, mas cada um será livre de escolher o que quiser...
Ficamos à espera!
Beijinhos da Sala do Arco-íris do jardim de cruzeiro
Enviar um comentário