Sejam bem-vindos a esta nossa janela virtual com vista para a Sala do Arco-íris do Jardim de Cruzeiro.

Espreitem e verão aquilo que consideramos como o nosso Portfolio de Grupo, onde descrevemos e revelamos aquilo de mais significativo que fomos fazendo ao longo do tempo.

Sempre com muito prazer e empenho, pois somos 20 crianças de 5 e 6 anos, cheias de energia e vontade de descobrir coisas novas, na companhia da nossa educadora Juca, das duas estagiárias finalistas Patrícia e Filipa, da nossa animadora Amélia, da professora do ensino especial Céu e também da tarefeira Florinda. Mais tarde chegaram à nossa sala três estagiárias do 3º ano, a Cláudia, a Vânia e a Andreia.

Esperamos que gostem da nossa "companhia" e queiram conhecer a viagem que fizemos ao longo do ano lectivo 2008-2009.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Cravos coloridos

A Cláudia, a Andreia e a Vânia, que são as nossas estagiárias do 3º ano e nos visitam sempre à quinta-feira de manhã, trouxeram para a sala cravos brancos.

Logo a seguir alguém disse:
- Tens que os pôr em água, senão vão murchar...

E para que serve a água?
- Para eles beberem, senão morrem...

Então as flores bebem água, como nós?
- Bebem.
- A água vai para o pé da flor (Miguel)

E se nós colocarmos corante na água e pusermos lá os cravos, o que será que acontece ?
Boa pergunta... aqui estão as hipóteses que surgiram:

- Os cravos vão murchar, a tinta faz-lhes mal... (Maria)
- Vão ficar azuis (Margarida)
- Acho que não vai acontecer nada... (Joana)
- Os cravos vão ficar grandes, vão crescer porque vão beber muita água! E o frasco vai ficar vazio... se eles vão beber tanto, o frasco vai ficar vazio!(Tiago)

Então estivemos a conversar um pouquinho sobre o assunto e combinamos realizar uma experiência, para verificarmos quem tinha razão:

Para isso precisamos de um frasco com água, de corante alimentar e de cravos;
Enchemos o frasco com água e deitamos lá o corante azul;
A seguir cheiramos, mas não tinha cheiro nenhum, tal como a água: era inodora aquela mistura de água com o corante alimentar.
Depois cortamos os pés na diagonal a dois cravos, fizemos mais um golpes e colocamos lá dentro. A seguir esperamos...

- Até depois do almoço... (Maria)

Entretanto, marcamos também o nível da água, para podermos comparar se ele desce ou não, como afirmava o Tiago.

Resolvemos registar em desenho as duas primeiras fases desta experiência; mais tarde iremos registar a terceira, quando tivermos o resultado final.
Passou o tempo e a Maria tinha mesmo razão, depois do almoço os nossos dois cravos já tinham as pontinhas das pétalas um bocadinho azuis!
Então, o que aconteceu?
- Os cravos beberam a água azul e ficaram da cor dela.É mesmo! E assim, à volta da mesa grande aproveitou-se mais uma oportunidade de partilha, participação activa e descoberta, tal como acontece quase todos os dias na sala do arco-íris.

4 comentários:

mariquinhas disse...

´Meninas e meninos, será que esses cravos vão mesmo ficar azuis?
Vou esperar para ver, rsrsrs.
Beijinhos.
Isabel.

Xinha disse...

E são esses momentos de partilha, participação activa e descoberta que nos fazem CRESCER!

Luz disse...

Muitos parabéns pela actividade, simples e concreta, como nos habiyuou a sala arco iris. Eles nunca mais se vão esquecer.
Luz e meninos da Brandoa

Luz disse...

Olá meninos do JI do Cruzeiro
Temos visto as vossas mensagens no nosso blogue, e também nós estamos mortinhos para vos conhecer. Vamos deixar passar o dia da mãe e a ida da Luz à Polónia, aproveitamos para descansar, que descer e subir o monte da Brandoa para ir á escola dos grandes, custa muito e nós ainda estamos um bocado cansados, e combinamos depois, está bem?
beijinhos
Luz e meninos da Brandoa

Uma janela para a matemática:

Uma janela para a matemática:

O Jogo da travessia do rio

O Jogo dos padrões 1

O Jogo dos padrões 1
(mais simples)

O Jogo dos padrões 2

O Jogo dos padrões 2
(mais difícil)

O Jogo do galo

O objectivo é colocar 3 em linha, seja na vertical, na horizontal ou na diagonal. E o mais engraçado é que "jogamos contra uma menina que está lá dentro do computador"!

Uma janela para a linguagem e literacia:

Uma janela para a linguagem e literacia:

Vejam aqui os livros virtuais!

Mais histórias no Pré Histórias!

Uma janela para pais:

Uma janela para pais:

Uma janela para os mais crescidos:

Uma janela para os mais crescidos:

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Assinem, ao fundo, o nosso Livro de Visitas!

Blogue anti-cópia!