É verdade, um pequeno-grande projecto que nasceu e cresceu em pouco mais do que uma semana! Até parece o programa "Querido, mudei a casa"...
Resumidamente, porque não devemos aqui alongar-nos muito, o que se tem passado é o seguinte, por etapas:
- Andamos muito entusiasmados com brincadeiras de penteados e afins (motivação);
- Quisemos fazer um cabeleireiro na sala (decisão do grupo);
- Em grande grupo dissemos o que sabíamos sobre cabeleireiros (concepções prévias):
- Servem para pentear as pessoas;
- Para pintar o cabelo;
- Para lavar o cabelo ;
- Para secar o cabelo;
- Para esticar o cabelo;
- Para fazer madeixas;
- Para encaracolar o cabelo.
- Depois colocamos algumas perguntas a que não soubemos responder (perguntas de partida):
- Porque cresce o nosso cabelo?
- Para que serve a laca? É para o cabelo ficar a cheirar bem?
- Como se fazem as madeixas?
- O que é preciso para ser cabeleireira(o)?
- Pensamos como poderíamos obter respostas (quem nos vai ajudar / recursos):
- Pedir a ajuda de cabeleireiras (as de cá da terra e outras, familiares de meninos da sala);
- Procurando na internet;
- Vendo nos livros;
- Fomos visitar um salão de cabeleireiro, o Salão Carla Amorim, que é mãe da Rita da Sala dos Patinhos (visita de estudo no meio local):
- Observamos tudo muito bem;
- Fotografámos as partes principais do salão (menos o gabinete de estética) :
entrada/recepção
"sala de espera"
"rampa" para lavagem dos cabelos
área de cortar/secar/pentear
balcão de pagamento
- Fizemos as nossas perguntas à Carla e ela respondeu-nos que:
- Não sabia explicar bem porque cresce o cabelo, por isso é melhor investigarmos.
- A laca serve para segurar os penteados, é uma espécie de cola em spray.
- As madeixas podem ser "de touca" ou "de prata", conforme se fazem com uma touca que se enfia na cabeça, com muitos buraquinhos para puxar o cabelo, que depois se pinta, ou então pintando madeixas de cabelo e envolvendo-as em papel de prata.
- Para ter a profissão de cabeleireiro é preciso gostar muito, não se importar de não ter horários, pois trabalha-se muito e em dias feriados, domingos, etc. Também é preciso estudar, tirar um curso e praticar.
- Depois, antes de virmos embora, pedimos materiais de cabeleireiro que ela já não usasse. Ainda tivemos opotunidade de mexer (um bocadinho) em todos aqueles produtos e observar uma senhora que chegou para lavar o cabelo com ajuda da Diana, que auxilia a Carla.
Mais imagens da visita neste slideshow:
- Depois decidimos o que era necessário para montarmos o nosso cabeleireiro (tarefas a executar):
- Um balcão
- Dinheiro
- Cadeiras
- Uma bacia para lavar o cabelo
- Secador de pé
- Secador de mão
- Pentes
- Tesoura (que não corte!)
- Escovas
- Molas, ganchos
- Champô
- Gel
- Bata de cabeleireira
- Toalha
- “Babete”
- Revistas
- Telefone
- Computador portátil (!)
- A professora também pediu à cabeleireira dela para ajudar e a Ana Lage enviou-nos uma caixa enorme, cheia de coisas de cabeleireiro! A Carla também nos mandou muitas coisas...
- Os pais do Miguel, a seu pedido e sem nos dizerem nada, construíram um verdadeiro balcão de cabeleireiro à medida e tudo e levaram-no para a sala. Muito obrigado de todos nós, adorámos!
- Por isso tivemos rapidamente que decidir qual o espaço da sala onde iríamos colocar o cabeleireiro (desenvolvimento do projecto) e foi preciso fazer opções:
- "Apertar" um pouco a cozinha e o quarto da boneca, para colocar o nosso salão em frente ao espelho grande (o espaço era pouco, era mais uma "salinha" do que um "salão");
- Retirar as construções (decisão dos meninos - a professora quase não acreditava...) e tornar esse espaço na recepção e sala de espera do cabeleireiro.
- Iniciamos a montagem do espaço, reformulando a sala e colocando os equipamentos e materiais em locais adequados:
- Seriamos e contamos todas as coisas que a Carla e a Ana nos enviaram e também aquelas que nós, com ajuda dos nossos pais/familiares, conseguimos arranjar;
- Elaboramos um cartaz para registo de todo esse trabalho matemático.
- Colocamos todos os materiais em locais adequados e acessíveis, para que todos os possam usar e voltar a colocar no sítio (mas ainda não etiquetámos).
- Dada a ansiedade natural em experimentar depressa a nova área, foi necessário:
- Decidir o nome da nova área (Área do Cabeleireiro) e fazer o seu cartaz no computador;
- Decidir quantas crianças podem lá estar ao mesmo tempo (quatro, uma cabeleireira, uma ajudante e duas clientes, sejam meninos ou meninas) e colocar o número no cartaz da área;
- Reformular o Quadro Diário de Actividades, retirando a Área das Construções e incluindo a Área do Cabeleireiro e ajustar o número de espaços adequado à nova lotação (já reparam que os nossos cartões já não têm foto? Pois é, já somos crescidos, temos apenas o nome!).
- Também chamamos a atenção para a necessidade de mudar o nosso Plano Individual, que não tem a nova área...mas a Mariana disse que já falta pouco para acabar o ano e não valia a pena imprimir e plastificar tantos planos para tão pouco tempo. Nós concordamos e resolvemos assinalar na coluna "Projectos".
- Para ficar tudo como queremos falta-nos ainda:
- Fazer o cartaz com o nome escolhido para o cabeleireiro "Salão Especial", a proposta da Joana obteve a maioria dos votos. - Arranjar uma máquina registadora para colocar o dinheiro a sério que a Teresa trouxe (moedas de escudos em desuso) e o dinheiro de brincar trazido pela Mariana (ver as diferenças).
- Fazer a Tabela de Preços, para os clientes saberem quanto vão pagar pelos diversos serviços... até já têm perguntado!
- Responder à pergunta: Porque cresce o nosso cabelo?
A Mariana já trouxe uma pesquisa que fez com os pais na internet, mas com tanto trabalho ainda não houve tempo para nos dedicarmos a isso...
Isto se, entretanto, não tivermos mais ideias... o que não é muito habitual!
- Fazer o cartaz com o nome escolhido para o cabeleireiro "Salão Especial", a proposta da Joana obteve a maioria dos votos. - Arranjar uma máquina registadora para colocar o dinheiro a sério que a Teresa trouxe (moedas de escudos em desuso) e o dinheiro de brincar trazido pela Mariana (ver as diferenças).
- Fazer a Tabela de Preços, para os clientes saberem quanto vão pagar pelos diversos serviços... até já têm perguntado!
- Responder à pergunta: Porque cresce o nosso cabelo?
A Mariana já trouxe uma pesquisa que fez com os pais na internet, mas com tanto trabalho ainda não houve tempo para nos dedicarmos a isso...
Isto se, entretanto, não tivermos mais ideias... o que não é muito habitual!
2 comentários:
Meninos
Quanto trabalho.....
Devem estar muito motivados. Então as meninas nem se fala......
Aposto que vão fazer penteados muito giros. Quem sabe vão sair daí grandes cabeleireiros.....
Beijinhos e continuação de bom trabalho
dos meninos do JI de Estrada
Isso é que é trabalhar!
Quando há motivação as ideias fluem e os contextos de aprendizagem surgem a cada momento.
Isto sim, para mim, isto é (sem dúvida) educação de Infância
bjs Graça
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